
Criado por Pedro Vitor Silva em sex, 03/10/2025 - 11:03 | Editado por Patrícia Pereira há 2 meses.
Representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) e da pós em Educação da UFOP participaram, na semana passada, da cerimônia de inauguração do Doutorado Interinstitucional (DInter) da Escola de Formação de Professores de Ensino Médio (EFPEM) da Universidad de San Carlos (Usac), da Guatemala.
O DInter é um programa que visa à formação de profissionais da educação em nível de doutorado, amplia a internacionalização da UFOP a partir de parceria com a instituição guatemalteca e garante a contribuição entre as duas instituições parceiras com mediação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (Capes).
Para o vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEA) da UFOP, José Rubens Jardilino, a cooperação entre as duas instituições permite que a UFOP colabore com outras instituições de ensino de outros países.
À frente do DInter, Jardilino acrescenta que essa modalidade de parceria prevê a formação de alto nível de educadores da instituição parceira e ressalta a importância da participação da UFOP nessa cooperação. "A inauguração desse programa na Guatemala é fundamental, porque um dos itens da avaliação da pós-graduação no Brasil de programas com notas entre 5 e 7, considerados de excelência, é a cooperação internacional", observa.
A pró-reitora Paula Cristina Cardoso Mendonça também participou da cerimônia. Após a oficialização da parceria, ela apresentou no evento a aula inaugural intitulada "Abordagem pedagógica de questões sociocientíficas na formação doutoral".
img-20250930-wa0022.jpg




Ouvidoria




