A Universidade Federal de Ouro Preto está entre as 400 melhores instituições de ensino do Impact Rankings 2021 da Times Higher Education (THE). Esta é a primeira vez que a UFOP aparece na lista, divulgada nessa quarta (21).
A UFOP ficou em 1º lugar em Minas Gerais entre as seis participantes, 9º lugar entre as 35 brasileiras participantes e em 4º lugar entre as 22 federais brasileiras participantes.
Com nota geral 67.8 (de 100), a UFOP ocupa a posição 301-400 no ranking, que avaliou 1.115 instituições de todo o mundo. A metodologia é baseada no desempenho das universidades em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, sendo um apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e garantir que as pessoas no mundo tenham uma melhor qualidade de vida.
A UFOP está presente em 15 dos 17 ODS. Pela metodologia, o último ODS, o 17, "Partnerships for the goals" (Parcerias para os objetivos) é obrigatório. As maiores notas referem-se aos ODS que mais se destacaram em cada instituição. Os maiores destaques na UFOP foram: "Zero Hunger" (Fome Zero), em que a UFOP ficou entre as 50 primeiras colocadas em um total de 442 instituições; "Good Health and Wellbeing" (Boa Saúde e Bem-Estar), entre as 100 primeiras de um total de 871; e "Quality Education" (Educação de Qualidade), entre as 200 primeiras de um total de 966.
Contribuem para que esses objetivos sejam alcançados, dentre outras ações, os programas e projetos de extensão, os programas de bolsas acadêmicas e o programa de assistência estudantil da UFOP, que é referência entre as universidades brasileiras.
O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Eleonardo Pereira, ressalta que "o plano de gestão para os próximos quatro anos está sendo pensado já alinhado aos ODS. Isso é importante para que façamos uma gestão não só vinculada ao Plano de Desenvolvimento Institucional e à carta-programa, mas também pensada na promoção de um desenvolvimento mais sustentável, justo e, sobretudo, inclusivo".