Ir para o conteúdo

UFOP ocupa posição de destaque no Impact Rankings do THE

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Reprodução
A Universidade Federal de Ouro Preto está entre as 400 melhores instituições de ensino do Impact Rankings 2021 da Times Higher Education (THE). Esta é a primeira vez que a UFOP aparece na lista, divulgada nessa quarta (21). 
 
A UFOP ficou em 1º lugar em Minas Gerais entre as seis participantes, 9º lugar entre as 35 brasileiras participantes e em 4º lugar entre as 22 federais brasileiras participantes. 
 
Com nota geral 67.8 (de 100), a UFOP ocupa a posição 301-400 no ranking, que avaliou 1.115 instituições de todo o mundo. A metodologia é baseada no desempenho das universidades em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, sendo um apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e garantir que as pessoas no mundo tenham uma melhor qualidade de vida. 
 
A UFOP está presente em 15 dos 17 ODS. Pela metodologia, o último ODS, o 17, "Partnerships for the goals" (Parcerias para os objetivos) é obrigatório. As maiores notas referem-se aos ODS que mais se destacaram em cada instituição.  Os maiores destaques na UFOP foram: "Zero Hunger" (Fome Zero), em que a UFOP ficou entre as 50 primeiras colocadas em um total de 442 instituições; "Good Health and Wellbeing" (Boa Saúde e Bem-Estar), entre as 100 primeiras de um total de 871; e "Quality Education" (Educação de Qualidade), entre as 200 primeiras de um total de 966. 
 
Contribuem para que esses objetivos sejam alcançados, dentre outras ações, os programas e projetos de extensão, os programas de bolsas acadêmicas e o programa de assistência estudantil da UFOP, que é referência entre as universidades brasileiras. 
 
O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Eleonardo Pereira, ressalta que "o plano de gestão para os próximos quatro anos está sendo pensado já alinhado aos ODS. Isso é importante para que façamos uma gestão não só vinculada ao Plano de Desenvolvimento Institucional e à carta-programa, mas também pensada na promoção de um desenvolvimento mais sustentável, justo e, sobretudo, inclusivo". 
 
Confira o ranking completo

 

Veja também

13 Março 2024

Anna Tulie Araújo foi selecionada para integrar a delegação brasileira que participa da 68ª edição anual da Commission on the...

Leia mais

8 Março 2024

Está aberto o edital para seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para o segundo semestre de 2024...

Leia mais

8 Março 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebeu três importantes visitas de representantes de universidades da França, Moçambique e Polônia...

Leia mais

28 Fevereiro 2024

mobilidade_academica_internacional_-_destaque.png O edital seleciona alunos para participar de programas de mobilidade acadêmica internacional no segundo semestre 2024. O objetivo é...

Leia mais