Representantes do Brasil estiveram presentes, por meio do Ministério da Educação (MEC) e de várias instituições de ensino, na 33ª Conferência e Exposição Anual da Associação Europeia de Educação Internacional (EAIE Conference & Expo), realizada entre 26 e 29 de setembro, em Roterdã, na Holanda.
Na Conferência, um estande intitulado "Study and Research in Brazil" foi usado para divulgação da educação brasileira e exposição de 40 instituições de ensino superior de diversos estados do país, incluindo a UFOP. Para o diretor de relações internacionais da Universidade, Anderson Gamarano, que esteve no evento, participar do EAIE é uma oportunidade para que a UFOP possa se apresentar internacionalmente, uma vez que instituições de todo o mundo participam desse encontro, e também para encontrar representantes de entidades parceiras da Universidade.
"Durante o evento, pude divulgar a UFOP como possível destino para o recebimento de estudantes e pesquisadores para realizarem períodos de estudos ou de pesquisa em nossa Instituição, bem como apresentar propostas de ações de ensino de idiomas e auxílios financeiros para nossa comunidade acadêmica. Durante quatro dias, tive a oportunidade de realizar mais de 15 reuniões pré-agendadas com parceiros, assim como outros vários encontros que surgiram ao longo do evento", contou o diretor.
Segundo a Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), esta foi a maior representação brasileira em todas as edições da Conferência, que teve como tema "Conectando correntes". Houve mais de 200 expositores e aproximadamente sei mil participantes de mais de 90 países. Para além das instituições de ensino superior, também foram apresentadas agências de fomento e outras organizações, sendo o evento uma grande oportunidade para estabelecimento de parcerias internacionais.