Ir para o conteúdo

UFOP recebe estudantes colombianos da Universidad de Antioquia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Clara Lamacie
Estudantes sentados em fonte cercados por árvores
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebeu estudantes afro-colombianos da Universidad de Antioquia (UdeA) para um intercâmbio cultural. No primeiro encontro, os estudantes da UdeA realizaram a oficina "Quilombo AfroLatidos: sabores, ritmos e cultura", com o objetivo de apresentar pontos turísticos, estilos musicais, aspectos da culinária, danças e curiosidades, além de evidenciar a presença forte e importante que a cultura dos povos afro-colombianos tem na história do país. Os estudantes brasileiros também compartilharam seus conhecimentos sobre a Colômbia em uma roda de conversa e, ao final, os visitantes ensinaram danças famosas.
 
Os convidados também participaram de conferências, visitas, rodas de conversa e palestras promovidas pelo diretor de Relações Internacionais, Anderson Gamarano, pelo pró-reitor de Graduação, Adilson dos Santos, e pelo pró-reitor adjunto de Graduação e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), Clézio Gonçalves.
 
Anderson explica que a UdeA consultou parceiros sobre a possibilidade de receber estudantes para o intercâmbio e a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) colocou a UFOP como uma opção devido à atuação dos profissionais da Universidade nos estudos afro-brasileiros e indígenas. "A recepção dos estudantes colombianos contribuiu não apenas para a ampliação momentânea da nossa comunidade acadêmica estrangeira, mas principalmente por todos os momentos de troca nas diversas atividades acadêmicas e culturais realizadas. A participação do Neabi foi fundamental para o sucesso da missão, que trará muitas reflexões para todos os envolvidos", avalia.
 
 

15897_img_9733_4661783388484783366.jpg

Adrielle Ferreira
Estudantes e Aída na escada em frente a Câmara Municipal de Mariana
Estudantes e Aída Anacleto na Câmara Municipal de Mariana
 
Em Mariana, os estudantes participaram de uma visita ao centro histórico, guiada por Aída Anacleto, coordenadora adjunta do Neabi, com passagem pela Câmara Municipal de Mariana, Igreja São Francisco de Assis, Centro de Atenção ao Turismo e Casa de Cultura de Mariana. Segundo Aída, a troca de conhecimentos foi importante para o Movimento Negro de Mariana, pois puderam ser abordados assuntos como o Sistema Único de Saúde (SUS), educação, cultura e esportes, além dos desafios que o povo negro enfrenta diante da invisibilidade cultural e social. "Esperamos que nossos alunos da UFOP possam retribuir o intercâmbio, para a valorização da cultura afro-global", conclui.
 
Os alunos também passaram por lugares famosos da cidade de Ouro Preto, em especial pelo centro histórico, com visita à Igreja de Nossa Senhora das Mercês e da Misericórdia, Parque Horto dos Contos, Basílica Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, acompanhados por Andrés Roberto, bolsista do Projeto Welcome.
 
A aluna de Administração de Empresas da UdeA Margarita Torres conta que está agradecida por viver essa experiência e por ter a oportunidade de conhecer Ouro Preto e Mariana, além da arte, cultura e tradição das cidades. "Aspectos como a criação de políticas afirmativas, o reconhecimento da população afro-brasileira, a defesa dos líderes educacionais pela inclusão e uma educação de qualidade são temas que destaco como aprendizados dessa experiência", destaca a estudante colombiana.
 
A programação da experiência intercultural se encerrou nesta sexta-feira (29), com a visita dos estudantes ao Parque das Andorinhas, em Ouro Preto.
 

 

Veja também

10 Dezembro 2024

O professor Carlos Henrique G. Ferreira, do Departamento de Computação e Sistemas da UFOP, atuou como professor visitante no Departamento...

Leia mais

6 Dezembro 2024

Com o objetivo de fomentar a cooperação técnico-científica e cultural entre o Brasil e os países com os quais mantém...

Leia mais

4 Dezembro 2024

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFOP abre inscrições para o cadastro de moradias em Ouro Preto e Mariana...

Leia mais

3 Dezembro 2024

Os estudantes da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Valparaíso, no Chile, finalizaram o projeto de arquitetura e design no bairro...

Leia mais