Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Jiu-Jitsu é destaque em projeto de Artes Marciais

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Danielle Campez

Dentre as várias modalidades de atividades físicas oferecidas pelo Centro Desportivo da Ufop (Cedufop), o Jiu-Jitsu tem ganhado cada vez mais destaque. Atualmente, o esporte conta com cerca de 60 alunos, juntando o turno da manhã e da noite. As artes marciais fazem parte de um projeto de extensão aberto a estudantes da Universidade ou não.

O Jiu-Jitsu ou Brazilian Jiu Jitsu, como é correntemente chamado fora do Brasil, é um esporte de luta agarrada ou uma arte marcial. Segundo o monitor das aulas e aluno Gabriel Cordeiro, o esporte deve ser praticado para desenvolver autocontrole, autoestima, melhoria do condicionamento e busca por uma vida saudável. "Além disso, muitos buscam o esporte com fins competitivos, seja voltado para as competições do próprio Jiu-Jitsu, seja para outras lutas como MMA", explica. 

O projeto é desenvolvido no Cedufop há cerca de dois anos pelo mestre Junio Guerra, formado em Engenharia Civil na Universidade. Hoje, conta com dois monitores: Gabriel Cordeiro e Alexandre Vilela, também do mesmo curso. Na época, o treino era praticado em uma academia em virtude do encerramento do projeto. Os treinos na Universidade voltaram quando o professor de Educação Física Daniel Coelho retomou o projeto. 

Os interessados devem procurar os professores da modalidade durante o horário das aulas (segunda e quarta: 10h e 19h e sexta: 19h). É cobrada apenas uma taxa de Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de 50 reais referentes aos treinos de todo o período letivo.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.