Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

João Monlevade define metas para 2011

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A contratação de professores e técnicos administrativos, a construção de três laboratórios e mais salas de aula e a aquisição de novos livros foram os principais pontos da pauta do debate entre o reitor da UFOP, prof. João Luiz Martins e a comunidade acadêmica do Instituto de Ciências Exatas e Aplicada de João Monlevade (ICEA).

O encontro foi realizado na noite da última sexta-feira, 8, durante reunião do Conselho Departamental, conduzida pelo diretor Glauco Ferreira Gazel Yare, com a participação de alunos e servidores do campus. Na oportunidade, os alunos manifestaram suas preocupações quanto a essas questões, buscando respostas da Administração Superior.

O reitor João Luiz Martins reafirmou o compromisso da administração no sentido de que todas as ações planejadas serão executadas. “Vamos pensar o agora e o próximo semestre”, disse o reitor, acrescentando que, por meio dessa sistemática, a UFOP terá tempo de redimensionar seu planejamento, levando em consideração o cenário de contingenciamento de recursos imposto pelo Governo Federal durante o ano de 2011.

Em função da existência de alguns códigos de vagas de docentes, algumas nomeações deverão acontecer ainda este semestre. As demais nomeações de efetivos estão asseguradas para o próximo ano. Até o fim de 2012, o ICEA terá 87 professores efetivos. Para este ano, além desses códigos, todos os concursos para professores substitutos, via Reuni, já podem ser abertos e a Unidade poderá coordenar a seleção. A previsão é que eles iniciem no segundo semestre letivo.

No início da atual Administração, em 2005, havia apenas dois professores efetivos. Esses números foram alterados a partir da implantação do Reuni e da repactuação com a Unidade Acadêmica de João Monlevade. 

Nesta segunda-feira, 11 de abril, membros da equipe da Administração Superior da UFOP estiveram reunidos para planejar estratégias de atuação para este e para o próximo semestre para o campus João Monlevade. Foram discutidos assuntos referentes à antecipação das contratações de professores, de técnicos administrativos, à compra de livros, que são de urgência, e ao espaço físico necessário para salas de aulas e laboratórios que serão utilizados no segundo semestre. 

Em 18 de abril, a equipe apresentará à comunidade acadêmica do ICEA algumas sugestões de soluções. “É importante a participação da comunidade na melhor solução, como havíamos combinado na assembléia geral do dia 08 de abril”, afirma o reitor, João Luiz Martins. 

LABORATÓRIOS - A obra do novo prédio de laboratórios já está em processo de licitação e deverá começar até o fim do próximo mês. Estão mantidas as datas de entrega dos espaços dos novos laboratórios, como afirmado pelo Reitor, ou seja, primeira fase em março de 2012 e o restante durante o primeiro semestre de 2012. A Administração intensificará a fiscalização das obras e solicitará o apoio da comissão de espaços físicos do ICEA no acompanhamento das etapas da obras para que não haja atrasos por parte da empresa licitada.  

Os três laboratórios necessários para as práticas das disciplinas para o segundo semestre serão adaptados de tal forma que os espaços estejam em conformidade com a qualidade desejada, possibilitando a formação adequada dos estudantes. Além disso, de acordo com a Coordenadoria de Gestão de Pessoas, serão abertos concursos para contratação de técnicos.

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplad) está realizando levantamento sobre os equipamentos necessários para o ICEA.  De acordo com a Pró-Reitoria, os equipamentos, as bancadas e as instalações já estão aguardando espaços para serem adaptados.  

Algumas alternativas – tanto para os laboratórios quanto para as salas de aula - foram sugeridas durante o encontro, e as soluções devem ser encaminhadas de forma coletiva, no próximo dia 18, em nova reunião da Reitoria com a comunidade do ICEA.

A busca de uma sistemática mais eficiente para a compra de livros também está na pauta do novo encontro. A proposta é que professores e alunos façam, além do levantamento dos livros necessários para o bom funcionamento dos cursos, uma lista suplementar de títulos que possam substituir as eventuais obras esgotadas.

A Reitoria da UFOP reafirma o compromisso de buscar juntos, as soluções para as demandas e dificuldades.  E ainda, afirma: “será criada uma pauta contínua de dialogo para que possamos apresentar, sempre, as condições necessárias e suficientes para a qualidade na formação dos nossos estudantes. Este é um compromisso assumido publicamente, o que demonstra nosso reconhecimento da importância Institucional da Unidade Acadêmica de João Monlevade para a UFOP”, diz João Luiz.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.