Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Laboratório iMobilis desenvolve software para controle de veículos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Um projeto de software para o Ar Drone, um Veículo Aéreo Não-Tripulado (VANT), fabricado pela empresa alemã Parrot, está sendo desenvolvido no Departamento de Ciência da Computação (Decom) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no Laboratório Imobilis. Uma das etapas do projeto é propor soluções para que o Ar Drone deixe de ser controlado manualmente e siga uma rota pré-programada, possibilitando, assim, o monitoramento de território e a identificação de possíveis vítimas de catástrofes.

O Ar Drone faz parte de uma nova tendência em computação e veículos com desempenho de navegação inteligente. Veículos não-tripulados como o Ar Drone já têm se tornado populares e estão sendo utilizados em várias aplicações, como em fotografias aéreas e na área de vigilância.


O aparelho pode ser controlado por celulares como o iPhone ou pelo sistema Android, desde que equipados com um software inteligente que permita a comunicação remota e faça uma interpretação do ambiente a partir de conjuntos e sensores como GPS, acelerômetro e giroscópio. Com o desenvolvimento do projeto será possível fazer com que o Ar Drone se locomova sem a intervenção humana.


O professor Ricardo Augusto Rabelo Oliveira, que é coordenador do projeto e do Laboratório Imobilis, conta com uma equipe formada por estudantes de iniciação científica e do mestrado, mas, segundo ele, existe uma tendência forte de crescimento do grupo.


O objetivo final do projeto vai além da criação de um novo software. “A meta não é somente desenvolver um sistema, mas melhorar o desempenho já existente em sistemas básicos e permitir o desenvolvimento de aplicações que utilizem este tipo de veiculo”, afirmou Ricardo.