Criado por Administrator em ter, 04/11/2014 - 14:06
Sandro Aurélio
Na manhã da última sexta-feira, 31 de outubro, o jornalista Leonardo Sakamoto, conhecido por ser um dos principais nomes da mídia na defesa dos diretos humanos, participou de uma roda de conversa com alunos da UFOP no auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), em Mariana. Cerca de 50 estudantes estavam presentes na palestra, marcada para às 8h. Após as considerações iniciais do jornalista, o público pôde participar fazendo perguntas. Diversos temas da atualidade foram abordados, e dúvidas dos alunos foram respondidas pelo jornalista.

Estudantes do Jornalismo com Leonardo Sakamoto. Foto de Sandro Aurélio.
Sakamoto veio a Ouro Preto a convite do Fórum das Letras, evento anual promovido pela Universidade para discutir temas relacionados à Literatura. Na conversa com os estudantes de Jornalismo, Sakamoto afirmou que a atual geração de estudantes de comunicação enfrentará grandes desafios quando chegar ao mercado de trabalho, justamente porque, segundo ele, esse mercado tende a mudar radicalmente em um futuro próximo. Ele citou exemplos de grandes corporações midiáticas e disse que o modelo atual jornalístico está em crise. "O estudante de comunicação precisa conhecer o antigo modelo de mídia, porém, ao mesmo tempo, precisa se adaptar aos novos modelos de jornalismo que possam vir a aparecer", declarou o jornalista, que também é professor do curso de Jornalismo na PUC-SP.
Depois de anos dando aula, Sakamoto atestou que os próprios estudantes tendiam a ter pouco diálogo com o próximo. Segundo ele, os estudantes se fecham em uma bolha, demonstram grandes dificuldades na hora de lidar com diferenças e deveriam se ater mais à ética da profissão. "O jornalismo brasileiro precisa aprender a não fazer mal aos outros", defendeu. Para ele, falta tolerância, não só à sociedade como um todo, como ele fez questão de ressaltar, mas também aos profissionais da comunicação. Ele afirmou que a função principal do jornalista é contar histórias, e se quem conta essa história tiver uma visão de mundo limitada, essa história sempre será pobre. Sakamoto finalizou a palestra afirmando que "jornalista sem credibilidade é um zumbi."
Sobre o convidado: Leonardo Sakamoto é jornalista e fez doutorado na USP em Ciência Política. Cobriu conflitos armados e o desrespeito aos direitos humanos em Timor Leste, em Angola e no Paquistão. Também é professor de Jornalismo na PUC-SP e coordenador da ONG Repórter Brasil, uma organização não governamental que tem como objetivo fomentar a reflexão e a ação sobre situações de injustiça e flagrante desrespeito aos diretos humanos.