Ir para o conteúdo

Liga Acadêmica da Escola de Medicina recebe inscrições até 25 de agosto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Anna Clara Antoun

Liga Acadêmica de História, Cultura, Arte e Medicina da UFOP está com processo seletivo aberto até o dia 25 de agosto. Podem participar alunos regularmente matriculados em Medicina ou em qualquer outro curso da UFOP, interessados em estudo, pesquisa e extensão em humanidades médicas, em especial, história, arte e cultura.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail lahcamufop@gmail.com, até as 13h, informando nome completo, celular, e-mail, número de matrícula UFOP, curso e período em que se encontra atualmente, contendo o Atestado de Matrícula 2014/2 anexo. Haverá taxa de R$ 5,00 por inscrição e a prova será realizada no dia 25 de agosto, às 20h30, no prédio de Medicina (campus Morro do Cruzeiro).

O aluno que deseja aumentar suas chances pode garantir mais 10 pontos na prova respondendo a um enigma formulado pela Liga (disponível jpg nesta imagem) e participando da Aula Inaugural da Lahcam, que acontece no dia 21 de agosto. Com o tema "Cultura alimentar: aspectos históricos e clínico-nutricionais relacionados à cultura alimentar de Ouro Preto, MG", a aula será ministrada pela professora e orientadora da Lahcam, Dra. Olívia Maria de Paula Alves Bezerra. 

Manainy Avezani, presidente da Liga e aluna do 4º período de Medicina da UFOP, diz que, na entidade, ela pode expressar, com satisfação, dois mundos que sempre amou: o das artes e o da medicina. "A medicina também é uma arte, a arte de curar e cuidar. Com isso, a Lahcam possui um nobre sentimento em resgatar a humanização da medicina, repensando o paciente como ser humano, dotado de cultura e história próprias, sofredor e em luta para preservar sua identidade mesmo em circunstâncias adversas. 

Para Manainy, um dos maiores ganhos acadêmicos de quem participa da Liga é poder contribuir na formação de futuros médicos, que não são apenas máquinas a curar doenças, mas, sim, seres humanos cuidando de seres humanos. "Para aqueles que não fazem medicina, também é de grande valia participar da Liga, porque debatemos importantes temas, que tangem diversas outras áreas de ensino (sociologia, filosofia, direito, teologia, e outros) correlacionadas à natureza intrigante e curiosa que é o ser humano.", ressalta.

A Liga Acadêmica de História, Cultura, Arte e Medicina da UFOP tem por objetivo estimular e auxiliar estudantes interessados em humanidades médicas, contribuindo para o aprimoramento do conhecimento, da atitude e do comportamento humanístico, características essenciais à formação médica integral. 

Mais informações podem ser obtidas no pdf edital.