Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Liga Acadêmica do curso de Medicina promove ação no Dia Mundial de Combate ao Câncer

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Douglas Gomes

Os alunos do curso de medicina que integram a Liga Acadêmica de Estudos dos Câncer (LAEC) promovem, nesta terça-feira (8), a distribuição de cartilhas com orientações sobre fatores de risco e as orientações sobre o diagnóstico do câncer. A inciativa faz parte de um movimento mundial no Dia de Combate ao Câncer, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
Com orientação do professor Iure Kalinine Ferraz de Souza e apoio do Centro Oncológico da Santa Casa de Ouro Preto, a cartilha será distribuída nos caixas dos supermercados (Cooperouro, Supermercado do Lino e Supermercado Itacolomi) e no xerox do segundinho durante todo o dia. A cartilha aborda aspectos de prevenção de determinados tipos de câncer prevalecentes no País, em especial Minas Gerais. Ela apresenta, ainda, conhecimentos gerais sobre o câncer e o que se pode fazer para reduzir o risco de determinados tipos de câncer, como a redução ou suspensão do tabagismo, do álcool e outras substâncias tóxicas que podem participar do processo de iniciação da doença.
 
"Os três aspectos fundamentais da doença que se relacionam são: prevenção, diagnóstico precoce e o tratamento adequado que envolve não apenas o tratamento da doença em si, mas a reabilitação sobre as sequelas que a doença pode trazer", aponta o professor.  Segundo ele, a maioria dos tipos de câncer são passíveis de cura e as medidas de prevenção são fundamentais, sobretudo nas populações de risco. “O principal fator que impacta na sobre vida do diagnosticado com câncer é o diagnóstico  precoce realizado por meio da prevenção”, conclui. Cerca de 580 mil casos novos da doença são esperados para 2014, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
 
Sobre a LAEC
Iniciada em 2011 por meio da iniciativa de acadêmicos do curso de medicina, a Liga conta com a orientação acadêmica do professor Iure Kalinine Ferraz de Souza que promove discussões em aulas sobre oncologia clínica e cirúrgica. Baseada em três áreas, a LAEC promove junto a seus membros atividades de ensino, onde são realizadas reuniões científicas mensais que relacionam outras áreas com o tema oncologia, orientadas por professores convidados. 
 
Um deles é o Projeto de rastreamento do câncer de mama, orientado pelo Dr. Alexandre Barra, que realiza dois tipos de prevenção com mulheres a partir dos 40 anos. Uma delas é a prevenção primária, que busca orientar  em uma conversa com essas pacientes sobre os fatores de risco do câncer de mama, principalmente os modifícáveis, onde as pacientes passam por um exame clínico da mama e, caso seja detectado algum nódulo, essa paciente é encaminhada para a mamografia. "Após uma parceria firmada com o Centro Oncológico da Santa Casa de Ouro Preto, os alunos poderão fazer estágio nesse espaço", conta Rafael Resende do Vale, discente do curso de medicina e presidente da LAEC.
 
Atualmente, a Liga conta com 22 alunos membros e os interessados em fazer parte da liga podem se inscrever nos editais abertos semestralmente. As vagas são destinadas a alunos dos cursos de medicina e das áreas de ciências biológicas que podem ocupar 30% das vagas. "Para a formação de um graduando em medicina poder fazer parte de uma liga que trata de uma área de especialidade que ainda não possui uma matéria específica no grade curricular, apesar de terem contato com o tema em outras matérias, é uma oportunidade que propcia uma formação que possa ajudar a sociedade a enfrentar os desafios impostos pela doença. A população, em geral, ainda tem resistência com o tema câncer e o tratamento  para diversos tipos hoje em dia é possível. Qualquer clínico geral precisa entender, pois, muitas vezes, o primeiro contato é com esse profissional, e só depois o paciente é encaminhado", conclui.
 
Para o professor Iure, assim como participar de outras ligas do curso, a liga de oncologia é uma forma de inserção tanto no meio acadêmico quanto na comunidade. "Trata-se de um espaço de extensão e que tem por finalidade um estudo continuado sobre os temas relacionados a essa especialidade médica, a possibilidade de prestar um serviço à comunidade na forma de orientação e a divulgação das ações desenvolvidas pelo curso em congressos regionais e nacionais", enfatiza.
 
Mais informações como editais e atividades desenvolvidas pela LAEC podem ser acessadas na página do Facebook https://www.facebook.com/LAEC.UFOP.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.