Criado por Administrator em ter, 23/04/2013 - 13:57
O livro “A História da Escola de Minas” foi lançado em Ouro Preto e Belo Horizonte no ano passado e agora é a vez do Rio de Janeiro. O evento acontece na quarta-feira, 24 de abril, a partir das 19h, no salão nobre do Clube de Engenharia (Avenida Rio Branco, 124, 24º andar – Centro).
A solenidade é patrocinada pela Georadar, com o apoio do Clube de Engenharia, do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro (CREA-RJ) e da Associação dos Antigos Alunos da Escola de Minas (A3).
Na oportunidade, o diretor da Escola de Minas, José Geraldo Arantes de Azevedo Brito, fará uma palestra sobre o desenvolvimento da instituição. A unidade foi a primeira do país especializada em mineração e geologia, tornando-se uma referência para o setor no Brasil e no mundo.
A obra registra os anos de 1876 a 2012 em 320 páginas, com mais de 400 fotos, documentos e informações sobre todos os alunos. Passaram pela unidade de ensino: Getúlio Vargas, Carlos Chagas, Santos Dumont, entre outros.
Foram prestigiados assuntos como a vocação da Escola de Minas para a formação de nomes de vulto nacional e a Biblioteca de Obras Raras, que guarda a Arte de los metales (1640), de Alvaro Alonso Barba e a Traité de mineralogie (1822-1823), de René-Just Hauy, dentre outras.
A Petrobras é uma das patrocinadoras do livro, junto com a ThyssenKruppp e a CBMM. Ele foi produzido pela Editora Graphar em parceria com a Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O exemplar pode ser adquirido pelo telefone (31) 3551-1361 ou pelos endereços eletrônicos livrariacult@gmail.com e legraphar@gmail.com.