Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Livro sobre coordenação pedagógica traz ricos ensinamentos sobre formação continuada de professores

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Carol Antunes

Dar continuidade à formação dos professores no âmbito escolar é uma grande responsabilidade pedagógica. Para colaborar com a temática, o livro "Coordenação Pedagógica e Formação Continuada de Professores" traz capítulos que abordam coordenação, supervisão, a escola, avaliação, a docência. Organizado pelos professores do Departamento de Educação e Tecnologias, do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead), Adriana Maria Tonini e Breynner R. Oliveira, a obra busca apresentar o processo de implementação de uma política de formação continuada de professores da educação básica voltada para o fortalecimento da coordenação pedagógica no interior da escola. 

Adriana conta que o livro é fruto dos conteúdos estudados no curso de Especialização em Coordenação Pedagógica e, ela como coordenadora, convidou os docentes do curso para escrever capítulos referentes às disciplinas e pesquisas. Ela ressalta que o exemplar traz ainda contribuições importantes sobre a escola, avaliação, o papel do coordenador, a docência, inclusão, as estratégias pedagógicas de ensino-aprendizagem, entre outros. 

O lançamento aconteceu em setembro, e estiveram presentes os cursistas para a defesa dos Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. “Eles foram contemplados com o recebimento de uma obra sobre diversos temas relacionados aos seus TCC e conteúdos vistos nos 18 meses de curso”, conta a professora. 

Outro lançamento foi realizado em Belo Horizonte, em outubro, com a presença de alunos do Curso de formação de professores, público para o qual o livro está direcionado.