Ir para o conteúdo

Longa estiagem provoca redução de água nas Estações de Tratamento

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Tamara Pinho 

As Estações de Tratamento de Água (ETA) das cidades de Ouro Preto e Mariana estão operando com menos 50% de sua capacidade devido ao longo período de estiagem na região. As prefeituras das duas cidades já se pronunciaram sobre a questão e pedem que a população faça uso consciente da água durante esse período. Medidas como mudança nos horários de abastecimento já estão em ação, mas não são suficientes. Em nota, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mariana (Saae) divulgou que a mudança nos horários de distribuição de água são manobras para controlar o fluxo de água, garantindo a distribuição igualitária entre todos os bairros.

Carlos Eduardo Ferraz Mello, professor do Departamento de Engenharia Civil da UFOP, conta que as chuvas são responsáveis pela recarga dos mananciais usados para abastecer as duas cidades. O longo período de estiagem e o consumo elevado da população agravam ainda mais a situação: “Esse problema é consequência da falta de cobrança adequada pelo serviço prestado. Essa realidade, que faz com que o serviço de abastecimento seja deficitário, tem contribuído para a falta de investimentos na melhoria do serviço”.

Ainda de acordo com o professor, o Sistema Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Ouro Preto encontra dificuldades em ter esses projetos aprovados em consequência desse desperdício: “O Semae de Ouro Preto está tendo dificuldades de ter aprovadas, pelo órgão estadual competente (dono das águas de domínio estadual), novas outorgas (concessão de direito de uso), exatamente pelo fato de esse consumo não estar dentro dos padrões recomendados. Além disso, o recente plano municipal de saneamento de Ouro Preto destacou a urgência e a necessidade de se instalar hidrômetros nos imóveis e a consequente cobrança pelo serviço para garantir a sustentabilidade do sistema”.

Confira algumas atitudes que contribuem para a economia de água: 

  • Ao escovar os dentes e se barbear, mantenha a torneira fechada;
  • Utilize a máquina de lavar roupas na capacidade máxima; 
  • Na hora do banho, procure se ensaboar com o chuveiro desligado. O banho também deve ser rápido; 
  • Fique atento aos vazamentos dos encanamentos dentro da residência;
  • Mantenha a válvula da descarga sempre regulada;
  • Reutilize a água sempre que possível; 
  • Utilize regador no lugar de mangueira para regar as plantas;
  • Use vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira.