Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Manifesto do Reitor aos Estudantes da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Manifesto do Reitor aos Estudantes da UFOP

Estas palavras são para você, estudante da UFOP.

Mais uma vez vimos a público nos manifestar sobre os momentos difíceis que estamos vivenciando na UFOP. Por inúmeras vezes, e de diversas maneiras, buscamos conscientizar você da importância de uma reflexão sobre o seu caminho e suas escolhas de vida. Hoje precisamos perguntar a você: quantos jovens ainda vamos perder, antes que eles consigam realizar seus sonhos? Em centenas de milhares de cidades, em todos os lugares, essa mesma pergunta deve estar sendo feita agora por pais, mães, amigos e professores.


Nestes últimos anos, foi possível criar na UFOP uma das políticas mais efetivas de acolhimento, assistência e permanência estudantil. Assumimos o compromisso de que nenhum estudante abandonaria seus estudos na UFOP por falta de condições financeiras. Essa política foi idealizada para que você seja bem-sucedido e não vá embora da UFOP, mas, também, que possa tomar as suas decisões livremente.


As pessoas logo procuram os culpados quando ocorre uma tragédia como essa, em que dois estudantes morreram em circunstâncias semelhantes e em menos de um mês, com indicações de consumo excessivo de álcool, induzido ou mesmo por decisão própria. Identificar culpados será a solução do problema? Se assim fosse, o “caso” estaria resolvido e nunca mais tais fatos se repetiriam? É preciso identificar as motivações e possíveis causas, buscando medidas para que nunca mais isso venha a acontecer. Isso é certo!


Depois de tanta luta para ampliar a política de assistência e permanência estudantil, será justamente ela responsabilizada pelo acesso ao consumo de álcool e/ou outras substâncias ilícitas? Muitos dizem que esses fatos estão diretamente ligados às formas de escolha em cada república federal ou particular. Isso a comissão instituída deverá identificar para que mudanças sejam feitas, pois é preciso mapear os verdadeiros problemas e encontrar uma solução. Somos uma Universidade e não podemos basear nossa conduta em suposições ou alegações sem comprovação.


Hoje convivemos com a perda irreparável de dois jovens adultos, um de 27 e outro de 25 anos, que respondiam pelos seus atos e, com certeza, exerciam o direito de tomar suas próprias decisões. Apesar disso, os perdemos. O que você tem a dizer dos jovens que não moram em repúblicas, mas frequentam festas e comemorações? Será que esses seus colegas não estão, potencialmente, correndo igual risco, mesmo não vivendo na companhia de outros amigos?


Estamos falando, naturalmente, de uma etapa da vida que precisa ser muito bem conduzida, de comportamentos que devem ser modificados, de foco nas responsabilidades e objetivos, verdadeiros motivos de estudar na UFOP. Seus pais, familiares, professores, amigos esperam que você seja feliz e consiga realizar o sonho de se formar numa Universidade de qualidade como a nossa. Temos certeza de que seus pais se preocupam com você e costumam alertá-lo dos perigos e dos limites que você precisa estabelecer. Mesmo sendo socialmente aceitável que você precise se afirmar e reafirmar perante seus colegas, você sabe o que é certo e/ou o que é errado!


Na UFOP, há limitações para atender a você de forma especial, pois temos mais de 10 mil estudantes e contamos com um grupo de menos de dez profissionais na Pró-Reitoria Especial de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE). Nossos profissionais realizam o maior esforço possível para acolher você nos momentos de dificuldade, mas é preciso que você faça a sua parte. Procure conhecer os inúmeros programas desenvolvidos na UFOP, incluindo as nossas publicações (cartilhas) de orientações e recomendações, recebidas pelos seus pais no ato da sua matrícula. Por meio dos colegiados de cursos, nossos professores realizam acompanhamentos e orientações quando identificam que você passa por problemas na sua trajetória acadêmica. Também dispomos de vários equipamentos para a sua assistência e permanência: restaurantes, bolsas, projetos, eventos e atividades de extensão.


Entretanto, fora do ambiente da UFOP, somos poucos para realizar acompanhamentos. Por isso, sua segurança e realização dependem muito de você! Faça as escolhas certas, para que seu sonho possa ser realizado. Não interrompa seu sonho! Seus pais, familiares, amigos, professores, colaboradores técnicos desejam o mesmo: que você seja um profissional bem formado e um cidadão pleno. Para isso, é preciso que você conheça seus limites e responsabilidades.


Precisamos de todos. Cada um deve fazer um pouco, por si mesmo e pelos outros. Com a soma desses esforços, poderemos alcançar as condições necessárias e suficientes para que fatos como esses não mais aconteçam. Portanto, tenha responsabilidade, saiba usufruir dos momentos, da vida, da universidade e das amizades, mas tenha limite com o uso de álcool e nunca consuma substâncias ilícitas que destruam seu futuro e o das pessoas que mais gostam de você.


Prof. João Luiz Martins

Reitor da UFOP