Criado por Administrator em sex, 05/09/2014 - 16:02
Fernanda Mafia
Com o objetivo de determinar melhores critérios para aplicações de soldagem a laser nas indústrias, sobretudo no setor aeroespacial, o mestre Thiago Augusto de Sousa Moreira desenvolveu sua dissertação Caracterização Microestrutural e Textural, por Difração de Elétrons Retro-Espalhados (EBSD), da Liga de Alumínio 5052 Soldadas a Laser.
A pesquisa foi orientada pelos professores Adilson Rodrigues da Costa e Milton Sérgio Fernandes de Lima, defendida no mês de agosto pela Rede Temática em Engenharia de Materiais (Redemat), da UFOP. "O trabalho foi inovador porque utilizamos uma técnica relativamente nova para levantar um conhecimento ainda não explorado na soldagem a laser", conta. A pesquisa foi desenvolvida em parceria com o Instituto de Estudos Avançados e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.
A pesquisa foi orientada pelos professores Adilson Rodrigues da Costa e Milton Sérgio Fernandes de Lima, defendida no mês de agosto pela Rede Temática em Engenharia de Materiais (Redemat), da UFOP. "O trabalho foi inovador porque utilizamos uma técnica relativamente nova para levantar um conhecimento ainda não explorado na soldagem a laser", conta. A pesquisa foi desenvolvida em parceria com o Instituto de Estudos Avançados e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.
A invenção do laser é datada da década de 1960 e, desde então, ele é aplicado em diversas áreas, como artes gráficas, indústrias do setor metalúrgico, mecânico, aeroespacial, dentre outros. "A utilização do laser com altas densidades de potência permite que os materiais sejam processados de diversas formas, incluindo corte, soldagem, fabricação rápida e tratamento de superfícies, com reduzida zona afetada pelo calor", explica Thiago.
Diante da necessidade do aumento da produtividade, eficiência, desempenho e redução de peso, custos e emissão de poluentes, Thiago explica que o alumínio tem se mostrado uma alternativa interessante no processo industrial. "As ligas de alumínio possuem alta razão entre resistência mecânica e densidade, boa resistência à corrosão e alta condutividade elétrica e térmica", esclarece Thiago. Ele observa que a pesquisa ainda possui aspectos a serem explorados: "Para que a técnica seja aplicada na indústria aeroespacial ainda é preciso mais pesquisas sobre os parâmetros operacionais da técnica e suas consequências nas propriedades finais do produto".