Criado por Administrator em sex, 22/11/2013 - 10:51
Douglas Gomes
O Departamento de Geologia (Degeo) promove no dia 27 de novembro, às 17h, uma mesa-redonda com temas relacionados à mobilidade acadêmica internacional, no auditório 1 do Degeo. Organizado pelo professor Luis de Almeida Prado Bacellar, em parceira com alunos do PET Geologia, o evento contará com relatos de estudantes e professores que tiveram a experiência de realizar a mobilidade e prestará esclarecimentos aos interessados em participar pela primeira vez de programas internacionais.
Além de apresentar e debater experiências, o objetivo do encontro é criar um ambiente de conversa informal em que todos os participantes tenham a oportunidade de dar sugestões e tirar suas dúvidas sobre a vivência acadêmica no exterior. Serão abordadas as etapas que compreendem o processo de mobilidade, desde a inscrição nos processos seletivos até o retorno à UFOP, bem como possíveis soluções de questões que envolvam o aproveitamento das disciplinas cursadas, de estágios, pesquisas e iniciações científicas desenvolvidas.
Dicas relacionadas aos ganhos acadêmicos, culturais, pessoais e curriculares, e as dificuldades envolvidas no processo serão abordadas pelos convidados. "Dessa forma, o interessado terá acesso direto a informações e dicas que poderão auxiliar na sua condução até uma futura mobilidade acadêmica", enfatiza o aluno do curso de Engenharia Geológica, Vinícius Queiroz Oliveira, que também estará presente no bate-papo, contando sua experiência na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT - UNL), em Portugal, entre setembro de 2012 e julho de 2013.
A participação no encontro permitirá ao aluno interessado em se inscrever em programas como o Ciência sem Fronteiras (CsF), da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT) e o International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (IAEST), ter contato direto com alunos e docentes que já possuem experiência internacional. O evento é destinado a estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Geológica, mas é aberto para todos os cursos.