Criado por Administrator em qui, 05/09/2013 - 18:45
Júlia Mara Cunha
O VII Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais (Copehe), nessa quinta-feira, 5 de setembro, realizou a mesa-redonda os Referenciais Teóricos-metodológicos nas Pesquisas em História da Educação. As atividades ocorreram no Auditório Professor Francisco Iglésias, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais, em Mariana.
Os trabalhos foram coordenados pela professora Rosana Areal e contou com a participação dos docentes Carla Simone Chamon, do Centro de Educação Tecnológica, Marcus Aurélio Taborda de Oliveira, da Universidade Federal de Minas Gerais e Álvaro de Araújo Antunes, da Universidade Federal de Ouro Preto.

Segundo um dos organizadores do Copehe, Marcus Vinicius Fonseca, a temática da mesa-redonda auxilia na reflexão teórica do processo da escrita da história em Minas Gerais. “É uma forma de discutir e dar visibilidade a esse tipo de pesquisa na graduação e na pós-graduação”, comenta Fonseca.
Os professores apresentaram os estudos que realizam e os métodos de trabalho. O docente Álvaro de Araújo Antunes comenta que os trabalhos exibidos pelos outros membros da mesa mostram as perspectivas diferentes sobre os aspectos teóricos-metodológicos da história da educação. “Foi uma oportunidade de aprender novos referenciais teóricos e pensar como eles podem nos auxiliar nas pesquisas”, comenta Antunes.
Foto: Nathália Viegas