Ir para o conteúdo

Mestrado em Artes Cênicas promove aula magna em 17 de março

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Douglas Gomes

Gordon Craig e seu legado: uma revisão à luz da cena contemporânea” é o tema da Aula Magna do Mestrado de Artes Cênicas, que será realizada no dia 17 de março, às 19h, no Auditório do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), situado no Espaço das Artes no Centro de Artes e Convenções da UFOP.

A aula, que é aberta a todos os interessados, será ministrada pelo professor Luiz Fernando Ramos, livre-docente na Universidade de São Paulo (USP). Conforme pontua o professor Berilo Luigi Deiró Nosella, coordenador do PPGAC, a vinda do professor Luiz Fernando Ramos para a Aula Magna “vem lançar a pedra fundamental do novo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, que busca como eixo as articulações complexas e essenciais entre teoria e prática artística e entre nosso passado e presente artísticos, tendo a história e a filosofia entrelaçadas às práticas cênicas contemporâneas”.

O ministrante Luiz Fernando Ramos leciona as disciplinas de Crítica, História e Teoria do Teatro no Departamento de Artes Cênicas. Ele também é pesquisador do CNPq e lidera o Grupo de Investigação do Desempenho Espetacular (GIDE), onde atualmente desenvolve a pesquisa “Filosofia na Estética Teatral de Gordon Craig”. O professor, que é encenador, dramaturgo e documentarista, já foi editor de teatro da Folha de S. Paulo e atualmente é editor responsável pela revista Sala Preta, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP.

Sobre o tema - Ator, encenador, cenógrafo e filósofo da teatralidade, Gordon Craig foi um artista eteórico central nos processos de renovação da cena teatral moderna no final do século XIX e início do século XX e, assim, um dos homens de teatro que cunharamos pilares da cena contemporânea.

Mestrado em Artes Cênicas - O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) da UFOP foi criado em 5 de abril de 2013 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFOP, na resolução nº 5.193. O curso de Mestrado Acadêmico Stricto Sensu foi aprovado pela CAPES em 17 de setembro de 2013. Organizado em torno de duas linhas de pesquisa Estética, Crítica e História das Artes Cênicas, voltada para análise de produtos e processos já existentes, e Processos e Poéticas da Cena Contemporânea, com ênfase no contexto atual das artes cênicas. O curso conta com 10 alunos matriculados em sua primeira turma, no período 2014/1.