Criado por Administrator em seg, 26/11/2007 - 00:00
Verba faz parte da suplementação orçamentária de R$ 60 milhões aprovada pelo Congresso Nacional para execução de ações de promoção internacional do Brasil; estados devem apresentar planos de ação até a próxima sexta (30)
Campanhas publicitárias, produção de material audiovisual, publicações, caravanas de familiarização com destinos brasileiros para operadores internacionais (Caravana Brasil), ações em eventos da Agenda Internacional de Promoção 2007/2008 da Embratur e viagens com jornalistas estrangeiros são algumas das ações de promoção internacional que podem ser executadas pelos estados com a verba extraordinária.
Minas Gerais receberá R$ 569.200,78 para desenvolver as ações, que devem ser executadas até junho de 2008. A verba de R$ 60 milhões foi aprovada na semana passada, pelo Congresso Nacional, em sessão conjunta do Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Desse montante, R$ 12 milhões será descentralizado para os estados.
As regras de distribuição dos recursos foram estabelecidas pelo Fórum Nacional de Secretários Estaduais e Dirigentes de Turismo (Fornatur). Pelos critérios acordados, 1/3 do valor destinado aos estados (R$ 4 milhões) foi dividido igualmente entre as 26 unidades da federação e o Distrito Federal e os outros 2/3 (R$ 8 milhões) foram distribuídos proporcionalmente, de acordo com o número de vôos internacionais e de turistas estrangeiros recebidos pelo estado e com os investimentos feitos em promoção internacional, como participação em feiras, campanhas e seminários, entre outros.
As secretarias e empresas estaduais de Turismo devem investir os recursos exclusivamente em projetos de promoção internacional previamente aprovados pelo Conselho Estadual de Turismo de cada unidade da federação. Além disso, a Embratur orienta que os estados utilizem a verba para complementar as ações que já vem sendo desenvolvidas no exterior, sob as orientações do Plano Aquarela – Marketing Internacional do Brasil.
”O mais importante é que as ações de marketing realizadas pelos estados com a verba descentralizada sejam otimizadas em seus respectivos mercados prioritários”, explica a presidente da Embratur, Jeanine Pires.
A Marca Brasil deverá ser aplicada, necessariamente, em todo o material produzido com a verba descentralizada e os materiais e campanhas publicitárias deverão estar nos idiomas dos mercados em que serão distribuídos.
“Esses recursos são super bem-vindos e vão permitir o incremento de nosso trabalho de promoção internacional do Brasil, obtendo resultados melhores ainda no que diz respeito à consolidação da imagem positiva do nosso país no exterior, ao ingresso de turistas estrangeiros e ao incremento das receitas oriundas do turismo internacional em nosso país”, avalia Jeanine Pires.