Criado por Administrator em ter, 04/11/2008 - 10:48
Foi realizado na última quinta-feira, 30 de outubro, no Salão Nobre da Escola de Minas do Centro Histórico, mais uma edição do Projeto Trocando Idéia, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Mediado pela professora da Universidade, Dulce Pereira, os representantes da Cáritas Brasileira, o cientista político Frederico Santana Rick, e da SindiExtra, o engenheiro Rodrigo Amaral, debateram o tema Mineradoras: Alavancando o Desenvolvimento ou o Crescimento Empobrecedor?
Após abordar as características históricas do Brasil (Latifúndio, Escravidão, Monocultura e Exportação), o cientista político propôs a anulação do leilão da Vale, ocorrido em 1997. Segundo ele, as mineradoras cometem centenas de crimes ambientais, adquirem terras a um preço muito baixo e tomam posse ilegalmente de terras. O engenheiro argumentou que as mineradoras exercem a sustentabilidade em suas ações, além de salientar que devemos acabar com a dialética política Direita/Esquerda. O público também se fez presente, questionando qual seria o papel social das mineradoras, a associação da mineração à corrupção nas localidades e a aplicação Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) em plantações de eucalipto.
Além do ciclo de palestras e debates, o evento contou com a apresentação da peça teatral Onde Estou? Paisagens de Minas, 1768 a 2008, encenada pelos alunos da Escola Monsenhor Horta, distrito de Mariana.