Ir para o conteúdo

Monografia de ex-aluno do curso de Gestão Pública vira projeto de lei em Barão de Cocais

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Carol Antunes

Com a ideia de fazer uma biografia oficial de Barão de Cocais, o 1º Sargento Robson César de Souza, do 26º Batalhão de Polícia Militar de Itabira, transformou seu pensamento em uma pesquisa da Pós-Graduação no curso de Gestão Pública da UFOP. Após a defesa de sua pesquisa, o trabalho chamou a atenção do município de Barão de Cocais que sancionou, no dia 12 de maio de 2014, a Lei Municipal nº 1677/2014, reconhecendo como oficial a biografia do Tenente Coronel José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, o Barão de Cocais.
 
Bacharel em História, Robson conta que a ideia surgiu há muito tempo, ainda em 2006, no início da Graduação, quando constatou que não havia uma biografia oficial do Barão de Cocais, somente artigos contraditórios e dados sem fontes. Dessa forma, ele iniciou a pesquisa em fontes primárias, como documentos e cartas, além de realizar trabalhos de campo em museus, arquivos e casa de cultura. O então estudante da pós-graduação também teve muitas fontes com quem apurar sobre a vida do Barão. Com a participação do jornalista e historiador Leonel Soares Marques, ele buscou a fundo cada detalhe que faltava para a biografia ficar mais completa.

Segundo o pós-graduado, o objetivo da pesquisa foi de que as futuras gerações conheçam a importância do patrono do município no contexto político do Segundo Reinado. “Me sinto honrado por ter sido aluno da UFOP, pelo excelente curso e professores. Estou orgulhoso e feliz pela sanção da lei Municipal e a divulgação da monografia na imprensa regional. Gostaria de tentar o Mestrado em História no ICHS futuramente”, completa.

Adriano da Gama Cerqueira, Chefe do Departamento de Gestão Pública-CEAD/UFOP e orientador da pesquisa de Robson, afirma que o curso de Especialização em Gestão Pública do Cead é referência na região e que muitos municípios já fizeram convênio objetivando o aperfeiçoamento de seu quadro de servidores. Através do curso as populações dos municípios foram beneficiadas com a melhoria dos serviços. “De minha parte, como orientador, sinto-me realizado também, mas o maior mérito é do Robson, pois foi dele o projeto e a pesquisa estava bem adiantada, pois ele dedicou muitos anos na realização do projeto”, finaliza.

Com a pesquisa se tornando lei do município, Barão de Cocais tem uma melhor representação do homem que deu origem ao nome da cidade. O vereador Sebastião Eustáquio dos Santos, presidente da Câmara e autor do projeto de Lei, conta que com esse trabalho de pesquisa foi possível organizar melhor e de forma oficial a biografia do Barão de Cocais, sendo também uma forma de resgatar a história do município. “Reconhecer a biografia como oficial trata-se de ato extremamente importante para o município e incentiva a cultura e a leitura desta biografia aos jovens estudantes”, declara o vereador.

Acesse o resumo da monografia no artigo publicado no portal da Prefeitura de Barão de Cocais.