Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Mostra apresenta trabalhos criados a partir da percepção dos sons

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
mostra.pngAldo Damasceno

Trabalhos desenvolvidos por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto foram apresentados em uma exposição, realizada no dia 04, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, em Mariana.  

As peças foram produzidas durante a disciplina de Estética e Comunicação. Os objetos ganharam vida a partir de ideias que surgiram com a percepção de sons e ruídos contidos em algumas canções. 

Destacou-se a vídeo instalação intitulada “A tela com intervenção de Garrafas”, elaborada por Gabriel Koritzky, Bruna Lapa, Dayane Barreto e Mayra Costa. Composta por um pano e garrafas preenchidas com um líquido colorido, contou com a projeção de imagens editadas pelos alunos. 

Gabriel explica que o objetivo foi, a partir da música, fazer uma “transdução” de um meio para o outro, na qual foi preciso transformar a música em uma instalação. “Fizemos isso a partir da percepção que cada membro do grupo teve”, comentou.

Também atraiu a atenção o trabalho “Fale com Lucy”. Trata-se de um manequim com fone, microfone e câmera instalados. Ao observar a vídeo instalação, a imagem do visitante era projetada no próprio boneco. 

Pelo fone, o visitante escutava uma música junto ao som de sua própria voz. Lucy foi idealizada por João Gabriel e Gabriel Sales. “Para a composição, o grupo fez a transdução do áudio de citação de um capítulo do livro Ulysses, de James Joyce, na qual a passagem é simultaneamente recitada por três atores, em francês, inglês e italiano”, explicou João Gabriel.

Para a professora da disciplina, Lucília Borges, “os trabalhos serviram de experiência para verificar a percepção do outro, já que a música é capaz de despertar, em cada pessoa, imagens mentais distintas”, destacou.
 
Crédito da Foto: Nathália Viegas 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.