Criado por Administrator em qua, 02/07/2008 - 15:15
O Comitê Aberto de Cinema da UFOP (ComCine), a Pró-Reitoria de Extensão da UFOP (ProEx), o Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC/UFOP) e o Cine-Teatro Vila Rica apresentam a mostra de filmes brasileiros do primeiro pacote da Programadora Brasil. As sessões são gratuitas, acontecendo todas as sextas-feiras, às 23 horas, no Cine-Teatro Vila Rica.
O último filme da mostra "SUPEROUTRO" (de Edgar Navarro Filho) será na próxima sexta-feira, 4 de julho, às 23 h, no Cine-Teatro Vila Rica. Entrada franca.
O CINEMA CONTRACULTURAL DA BAHIA
Por Newton Cannito
(...)
"SuperOutro" é um média-metragem de ficção sobre um louco de rua, espécie de Dom Quixote do Terceiro Mundo, que tenta se libertar da miséria através da sua imaginação alucinada. O filme foi dirigido por Edgar Navarro, cineasta que já tinha grande destaque no movimento de Super 8 dos anos 70, com filmes como "O Rei do Cangaço".
O filme se constrói pelo choque de referências culturais díspares, inclusive da indústria cultural. Numa seqüência antológica o protagonista assiste ao programa de Silvio Santos na vitrine de uma loja.
Em outro momento é parodiada uma seqüência clássica de "Amarcord", de Fellini. Sobre a trilha de Nino Rota (a mesma de "Amarcord"), o louco do Navarro sobe numa árvore – tal como "Amarcord" – e grita que "quer uma mulher".
A indústria cultural americana também será deglutida no filme de Navarro. A contradição está dada no fato do cinema de nome "Glauber Rocha" exibir o block buster "Super Homem". A transformação do louco em SuperOutro ocorre logo a seguir e sobre o som da trilha original de "Super Homem".
"SuperOutro" não hesita em se apropriar das referências da indústria cultural para satirizá-las e construir uma obra crítica e inovadora.
(...)
O ComCine UFOP
Criado em 2004, o ComCine – Comitê Aberto de Cinema da Universidade Federal de Ouro Preto, é um grupo formado por pessoas de diversas áreas da Universidade (alunos, professores e funcionários) e também da comunidade externa, reunidos todos por um sentimento comum de amor ao cinema. Seu principal objetivo é servir como fórum de discussão sobre o audiovisual, considerando a sua produção, circulação e recepção. Trabalha levando o melhor do cinema às pessoas, num processo de formação de público e olhar crítico. Em 2006, o Conselho Universitário (CUNI) aprovou seu regimento interno, reconhecendo-o como espaço privilegiado de discussão e deliberação sobre o audiovisual.
Entre suas atividades, destacamos a curadoria da área de Artes Visuais do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes, além da elaboração de mostras regulares ao longo do ano, compostas por filmes temáticos e alternativos, em sessões gratuitas e, por vezes, itinerantes, nestas mesmas cidades. O principal evento atual é o "Cineclube ComCine", que acontece todas as sextas-feiras, às 23h, no Cine-Teatro Vila Rica, com entrada franca. E uma vez em cada período letivo da Universidade, promove "Conversando Cinema": a mostra de filmes comentados por professores, às 21h, no Cine-Teatro Vila Rica, com duração de uma semana e entrada gratuita.
As reuniões são abertas a todos os interessados, para, entre uma discussão e outra, planejar mostras, sugerir filmes para a programação do Cine-Teatro Vila Rica - o qual faz parte do patrimônio da UFOP, administrado pela FEOP – e criar novas idéias para estimular a comunidade a interessar-se por esta que é chamada a Sétima Arte.



Ouvidoria




