Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Mostra Para Gostar de Teatro anima fim de semana em Mariana

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Desde terça-feira, dia 19, diversos pontos da cidade de Mariana estão sendo palco das apresentações da Mostra Para Gostar de Teatro. Repetindo o sucesso da primeira edição, ocorrida em maio, em Ouro Preto, a Mostra tem levado um grande número de pessoas para assistir aos espetáculos. Além de explorar novos espaços, a proposta é aproximar os públicos, principalmente os que não têm acesso ao teatro.

 

Na manhã de sábado, o artista do Rio de Janeiro, Márcio Libar, faz um Bate-Papo sobre Artes Cênicas, às 9h30, no Ateliê do Catin Nardi, em Mariana (Rua do Seminário, 290-Centro). Ele é o convidado especial da Mostra, com o espetáculo O Pregoeiro.

 

Na tarde de sábado, a Cia. Lunática apresenta ‘Osquindô - Uma delícia de espetáculo!’, às 17h, na quadra da Escola Wilson Pimenta Ferreira, no Bairro Santo Antônio. A montagem é uma mistura musical e cênica, e criada a partir de ingredientes retirados da cultura popular, como canções de roda e de festa, mitos, jogos e números de palhaço. “Osquindô” faz a alegria da meninada com quadros que mexem e remexem no grande baú do folclore infantil brasileiro. O figurino e o cenário foram inspirados no trabalho de artesãos de Minas Gerais. Santa Clara, O Sapo, A canoa virou, Lá em casa  e Hoje tem Osquindô são alguns dos sucessos arranjados pela Super Banda Osquindô.

 

Às 19h, as marionetes de Catin Nardi entram em cena no espetáculo Musicircus. O artista, da Cia. Navegantes de Teatro, recebe o público em seu ateliê, em Mariana. Estreado em novembro de 1996, o espetáculo Musicircus, criado e construído por Catin Nardi, participou de inúmeros festivais nacionais e internacionais, encantando pela sofisticada manipulação e surpreendendo pela qualidade técnica das personagens. Isto fez com que publicitários como Hanns Donner se interessasse na figura do apresentador e o tornasse, em 2002, estrela da abertura da novela As Filhas da Mãe, da Rede Globo de TV. “O sorriso das centenas de pessoas que acompanharam a Mostra Para Gostar de Teatro em Ouro Preto se fortalecerá ainda mais em Mariana, marcando um novo momento, que depende de nós proporcionarmos à região ao longo dos anos”, disse Catin.

 

Para fechar a noite de sábado, a Mostra Para Gostar de Teatro apresenta o espetáculo convidado “O Pregoeiro”, de Márcio Libar. A peça do Projeto Mundo ao Avesso, do Rio de Janeiro, será apresentada na Praça Gomes Freire, às 20h30. O espetáculo solo, do palhaço Marcio Libar, já foi visto por mais de 20 mil pessoas por vários estados do Brasil e da Europa. Em “O Pregoeiro”, o artista compilou mais de 21 anos de experiência como artista popular de rua num espetáculo, utilizando referências da própria história. Ele é aquele que diz as verdades, que faz rir da sua própria condição de estupidez e pieguice. Aquele que provoca, que comove, que faz a festa. Um espetáculo que fala de ser famoso e anônimo, da perda, do amor, da solidariedade e da fé na transformação. Num roteiro bem costurado, o artista brinda o público com um menu variado de poemas participativos, números de habilidade e magia, até revelar a criação mais difícil com a apresentação de seu palhaço, o Cuti-Cuti. Tudo com humor, poesia, acidez e uma trilha sonora escolhida a dedo. O grande objetivo de Márcio, porém, está muito além da pura diversão coletiva. “O Pregoeiro cumpre a missão do artista de sacudir as pessoas com verdades tocando seus corações”, disse. O universo é o circo, as gags, o palhaço. O tema? Uma história, a de todos nós, brasileiros, anônimos, palhaços, alegres e sofredores, vista pelo avesso, na ótica do palhaço, como explica Marcio Libar: “moldei meu palhaço quando percebi que o circo é um espetáculo que desafia a lei da gravidade: pessoas voam, se equilibram num fio, jogam coisas para o ar. Mas o palhaço é aquele que cai. É o que erra e perde. E a perda é a coisa mais certa na vida. A gente perde os parentes, amores, amigos, cabelo, tudo. O palhaço é assim, não tem mais nada a perder e pode fazer o que quiser. Eu uso isso como um princípio de vida - no meu discurso e no meu cargo também”, acrescenta Marcio Libar, que ocupa, desde 2002, o cargo de Coordenador de Teatro de Rua e Circo da Rio Arte/Secretaria da Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

Fuzuê no encerramento

No domingo, a Mostra se despede de Mariana com o ‘Fuzuê Para Gostar de Teatro’. Será um encontro divertido entre os cinco grupos teatrais participantes do projeto: Residência, Lunática, Cia. Navegantes de Teatro, Circovolante e Estandarte, que acontece na Praça Gomes Freire, a partir das 17h. Convidados especiais também vão animar a festa como a Banda Angu, Feijão e Couve e do Grupo Galanga.

 

A Associação Para Gostar de Teatro estará de volta em julho, com participações no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. Em agosto, os grupos promovem um seminário que pretende articular os agentes que atuam na região em todo o País, para debater e fortalecer a proposta de consolidação das bases de formação de público e o desenvolvimento das Artes Cênicas. Mais informações pelo telefone 31-3551.0605.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.