Criado por Administrator em qua, 18/02/2009 - 13:27
Os artistas plásticos Glauco Moraes, Mara Martins e Marcília Mourão dividem o espaço até 5 de março
Belo Horizonte, 11 de fevereiro de 2009 – Trabalhos distintos, mas com a pintura como ponto em comum. Com direção de Eugênio Ferraz, gerente regional do Ministério da Fazenda em Minas Gerais, o museu Casa dos Contos de Ouro Preto abrigará três mostras simultâneas, sob curadoria de Glauco Moraes: Essência Feminina, da artista plástica Marcília Mourão, Série Seres, de Glauco Moraes, e Arquitetando Imagens, de Mara Martins. As exposições podem ser visitadas até 5 de março.
Em Série Seres, instalada na Grande Galeria do museu, Glauco apresenta seu mais recente trabalho, 30 pinturas acrílicas sobre tela, em grandes dimensões, todas inéditas. O artista mostra a diversidade do ser humano e a simetria do cotidiano. A chamativa e ousada produção dos quadros segue a essência da figura humana – estilo do artista – com traços e cores fortes. Nos quadros Glauco retrata a busca do ser humano pela perfeição, no que diz respeito à estética, à moda e à idealização de um corpo perfeito.
Marcília Mourão exibe em Essência Feminina, montada na Galeria 1, 15 pinturas acrílicas sobre tela que revelam o interior da mulher. A artista pinta rostos sem feições que retratam sentimentos fundidos entre o espaço real e o imaginário.
Na mostra Arquitetando Imagens, exposta na Galeria 2, Mara Martins utiliza pintura mista com acrílica, em 15 obras que representam a arquitetura de Belo Horizonte. A ideia surgiu da paixão da artista pelos detalhes dos monumentos da cidade. Com uma câmera na mão, fotografou espaços que lhe interessavam em ângulos diferenciados. “Propus, em minhas telas, um jogo de sombras e cores monocromáticas que desmembram as particularidades do cotidiano, no qual pequenos detalhes concluem a obra.”
Para Glauco Moraes, curador da exposição, os trabalhos “representam uma inquietude diante do mundo contemporâneo, a partir de uma figuração propositalmente estilizada que alcança plenitude nas formas, equilíbrio e composição”.
"A recente reformulação, com acréscimo das áreas de exposições temporárias da Casa dos Contos, a partir do final de 2008, acentua, ainda mais, a vocação do monumento fazendário como um dos principais pólos de centralização e de irradiação cultural em Ouro Preto, em ritmo crescente de importância no cenário mineiro e nacional, aliando suas funções de Centro de Pesquisas e de Museu com a preservação e divulgação das artes plásticas brasileiras", afirma Eugênio Ferraz, gerente regional do Ministério da Fazenda em Minas Gerais e Diretor Geral da Casa dos Contos de Ouro Preto.
Serviço
Exposições Série Seres, Essência Feminina e Arquitetando Imagens
Período/horário para visitação: de 7 de fevereiro a 5 de março – segunda-feira, das 14h às 20h; terça-feira a sábado, das 10h às 20h; domingo, das 10h às 16h
Local: Museu Casa dos Contos de Ouro Preto (rua São José, 12 – Ouro Preto/ Minas Gerais)
Informações: (31) 3551.1444
Maison Escola de Arte
Assessoria de Imprensa – Partnersnet Comunicação
Texto produzido por: Pamella Berzoini
(31) 3029.6855 – pamella@partnersnet.com.br
Supervisora de Atendimento: Cristina Sanches – MTB 10721/MG
(31) 3029.6858 – (31) 9328.2735 – cristina@partnersnet.com.br



Ouvidoria




