Criado por Administrator em qua, 15/01/2014 - 14:42
Amanda Sereno
O Museu da Escola de Farmácia, localizada no centro histórico de Ouro Preto, é uma das construções mais antigas do município e uma interessante opção de lazer e também fonte de conhecimento. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é das 13h às 17h, de terça-feira a sexta-feira. A Escola iniciou suas atividades nesse prédio em 2 de janeiro de 1893 e, desde então, preserva equipamentos, utensílios e documentos utilizados por alunos e professores.

Legenda: Antigo Brasão da Escola de Farmácia e foto da primeira mulher formada na Escola de Farmácia de Ouro Preto
Os objetos que estão em exposição vão desde tubos de ensaio e esterilizadores a grandes aparelhos como, por exemplo, uma máquina de gelo. Há também quadros com fotos de formandos de diversos anos, curiosas matérias-primas e extratos de tintura originais. Esse complexo de coisas torna o trajeto no Museu instigante e enriquecedor.
"Como em toda a cidade, o que mais me chamou a atenção foi a forma como a história se mantém preservada. Além da história, como as coisas mudaram e se tornaram menores, mais manuseáveis, mais padronizadas e mais simples, desde móveis a frascos de remédios", afirma o estudante Stênio Lima.
O Museu propõe justamente essa percepção de mudanças, com a mostra "Ensino e prática profissional de farmácia em Ouro Preto no final do séc. XIX e início do séc. XX". A exposição é proveitosa não só para quem é formado ou estuda na área de farmácia, mas para qualquer pessoa.
O Museu propõe justamente essa percepção de mudanças, com a mostra "Ensino e prática profissional de farmácia em Ouro Preto no final do séc. XIX e início do séc. XX". A exposição é proveitosa não só para quem é formado ou estuda na área de farmácia, mas para qualquer pessoa.
A coordenadora do Museu, Raiany Silva, informou que há oficinas para estudantes de ensino médio e fundamental no prédio, mas é necessário fazer um agendamento prévio pelo e-mail: museudafarmacia@ef.ufop.br ou pelo telefone 3559-1626.
O Museu está localizado na Rua Costa Sena, 171 - Centro - Ouro Preto.
Mais informações pelos telefones: (31) 3559-1628 ou 3559-1638.
Crédito: Paula Bamberg