Criado por Administrator em qua, 09/05/2007 - 00:00
Religiosidade como patrimônio universal ganha destaque em Ouro Preto com oficinas que resgatam Coroação de Maria, Festa de Santa Cruz, Ladainha de Nossa Senhora e outras manifestações.
Museus de todo o País se mobilizam do dia 14 ao dia 20 de maio em prol do patrimônio universal. Nesta data, a Semana Nacional de Museus 2007 será oficialmente celebrada. Em Ouro Preto, o Museu do Oratório, por meio do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, participa da programação especial organizada pelo Sistema de Museus de Ouro Preto, que reúne 13 museus da cidade.
Para esta quinta versão da Semana, o Museu do Oratório promove atividades que ligam seu acervo às tradições culturais brasileiras, tendo a religiosidade como guia. Como o evento é realizado em maio, o mês de Nossa Senhora, a programação traz diversas formas de manifestações da devoção à Maria, muitas delas transmitidas por diversas gerações em Minas Gerais e outras em lamentável processo de desaparecimento.
No dia 13 de maio, domingo, a programação será aberta no interior do Museu do Oratório com a cerimônia de Coroação de Maria – Mãe de Jesus – Mãe de Todos - Rainha do Céu e da Terra. Reproduzida durante os meses de maio, a tradição da coroação é mantida em Ouro Preto há mais de 150 anos.
Já no dia 14, tem início a Oficina de Construção de Oratórios, também dentro do museu. Inspirados pelo acervo, os participantes vão aprender a fazer oratórios em papel, usando a técnica oriental do origami. Os alunos participam ainda de uma visita guiada pelo museu, para conhecerem e se aproximarem dos detalhes das peças.
Outra iniciativa que resgata a religiosidade mineira é a Oficina de Cruzes de Santa Cruz, inspirada na tradição do século XVIII mantida até hoje pelos moradores de Ouro Preto. Eles ornamentam cruzes com papel colorido e as colocam nas portas das casas para comemorar o dia de Santa Cruz, 03 de maio. São essas cruzes de madeira revestidas com papel e flores que os alunos vão aprender a fazer no dia 15.
No dia 16 de maio, o Museu do Oratório continua a homenagear a Virgem Maria com uma oficina sobre a Ladainha de Nossa Senhora, oração tradicional, recitada ou cantada, em latim ou português, repetida como um mantra, que descreve as várias etapas de sua vida. Os professores vão utilizar textos, imagens e sons para identificar as simbologias presentes na oração.
A apresentação do Congado da Apae Ouro Preto, às 15h, é o destaque do dia 17, que também terá uma palestra sobre a Restauração dos Retábulos da Igreja de Nossa Sra. do Carmo, no interior da própria igreja, às 19h. No dia 18, Dia Nacional dos Museus, o Museu do Oratório ficará aberto em horário especial, com entrada franca para todos os visitantes e vai oferecer visitas orientadas com os monitores da equipe. Neste mesmo dia será aberta a exposição virtual Detalhes da Fé com a projeção de imagens do fotógrafo Dimas Guedes, que traz uma visão macro de elementos emocionantes do acervo produzidos pelos artistas anônimos na demonstração de sua fé. A exposição também pode ser vista no dia 19.
O encerramento da Semana Nacional dos Museus, no dia 20 de maio, será feito com a apresentação do grupo Cameratta Luzittana, às 19h, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, que está sendo restaurada por meio de uma parceria do Instituto Flávio Gutierrez e a Venerável Ordem Terceira do Carmo com recursos do BNDES. É comemorado nesta data também o aniversário de 256 anos da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo. O grupo se apresenta após um pequeno cortejo formado pelo Grupo de Folia do Divino Espírito Santo de Lavras Novas e pela comunidade, que vai da Praça Tiradentes até o adro do Carmo. A concentração do cortejo será às 17h30, com saída prevista para as 18h.
As oficinas oferecidas pelo Museu do Oratório têm inscrições gratuitas e contam com o apoio cultural das empresas Gerdau Açominas, Oi e Oi Futuro e BNDES por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Programação detalhada
Dia 13 de maio, domingo
Coroação de Nossa Senhora
Horário: 16h
Local: dentro do Museu do Oratório
Apresentação aberta ao público
Dia 14 de maio, segunda-feira
Oficina de Construção de Oratórios - Origami
Horário: das 14h às 17h
Local: dentro do Museu do Oratório
Inscrições gratuitas na recepção do Museu do Oratório
Dia 15 de maio, terça-feira
Oficina de Cruzes de Santa Cruz
Horário: das 14h às 17h
Local: dentro do Museu do Oratório
Inscrições gratuitas na recepção do Museu do Oratório
Dia 16 de maio, quarta-feira
Oficina de Ladainha de Nossa Senhora
Horário: das 14h às 17h
Local: dentro do Museu do Oratório
Inscrições gratuitas na recepção do Museu do Oratório
Dia 17 de maio, quinta-feira
Congado da APAE
Horário: 15h
Local: no adro da Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Apresentação aberta ao público
Palestra sobre a Restauração dos Retábulos da Igreja de Nossa Sra. do Carmo
Horário: 19h
Local: Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Apresentação Aberta ao Público
Dia 18 de maio, sexta-feira
Exposição virtual "Detalhes da Fé", fotógrafo Dimas Guedes
Horário: das 13h às 20h30
Local: interior do Museu do Oratório
Apresentação aberta ao público
Dia 19 de maio, sábado
Exposição virtual "Detalhes da Fé", fotógrafo Dimas Guedes
Horário: das 9h30 às 17h30
Local: interior do Museu do Oratório
Apresentação aberta ao público
Dia 20 de maio, domingo
Cameratta Luzittana e Cortejo
Cortejo – Concentração a partir das 17h30, na Praça Tiradentes
Concerto – às 19h, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Apresentações abertas ao público
Museu do Oratório /ICFG
Adro da Igreja de Nossa Senhora, no. 28 Centro
Ouro Preto/MG - Tel.: (31) 3551 5369
Horário de funcionamento: de segunda-feira a domingo, das 9h30 às 17h30
Outras informações no site www.oratorio.com.br