Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

NAP divulga resultados da pesquisa sobre disciplinas, disponível até 15 de janeiro

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
No próximo dia 16 de dezembro estará disponível, na área restrita Minha UFOP, a Pesquisa sobre Disciplinas, desenvolvida pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFOP. A pesquisa refere-se às disciplinas oferecidas no segundo semestre letivo de 2011 e poderá ser respondida por alunos e professores até dia 15 de janeiro de 2012.

pesquisa_desenvolvimento_ufop.jpg

Na pesquisa que coletou dados sobre as disciplinas oferecidas em 2011/1, participaram cerca de 25% de um total de 8.874 alunos regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação da UFOP. Quanto à participação de professores, o NAP registrou a participação média de 32,2% dos docentes. As informações coletadas na pesquisa do semestre 2011/1 foram compiladas e encaminhadas aos departamentos acadêmicos. Os dados também estarão disponíveis no site da Prograd (www.prograd.ufop.br), no item “Avaliação de Disciplinas”.


De acordo com a pesquisa, a maioria dos alunos dos cursos presenciais avalia positivamente as atividades da graduação, atribuindo conceitos ‘Muito Bom’ e ‘Bom’ à coerência entre o nível de exigência nas avaliações e os conteúdos ministrados (77,2%), à clareza na apresentação dos conteúdos (74,1%) e ao uso de metodologias que facilitem o aprendizado (70%).


Com relação à atuação dos professores, 67,1% dos alunos avaliam que o domínio de conteúdo pelos docentes é ‘Muito Bom’, 68,3% indicam que os professores estão disponíveis para atendimentos aos alunos fora dos horários das aulas e 69,7 % avaliam que o compromisso dos professores em discutir os resultados das avaliações com os alunos é ‘Muito Bom’ ou ‘Bom’.


Já na pesquisa entre os professores, os dados coletados indicam que os instrumentos de avaliação utilizados nas disciplinas são bons para 62% dos docentes. Também é feita uma avaliação positiva quanto às metodologias utilizadas na graduação, já que 88,1% dos professores atribuíram conceitos ‘Muito Bom’ e ‘Bom’ a este item.


Para o Vice-Reitor da UFOP, professor Antenor Rodrigues Barbosa Júnior, é necessário seguir em frente, buscando mais adesão, especialmente na avaliação das disciplinas pelos discentes. “Aí reside um importante mecanismo de influência no processo ensino-aprendizagem”, declarou.


A partir das informações desta pesquisa, o NAP pretende desenvolver ações estratégicas para melhora do ambiente e das práticas de ensino. Entre as ações programadas estão o incentivo aos departamentos e colegiados de curso para que conduzam discussões de aspectos relevantes da pesquisa e proposição de ações; a criação de um canal direto de comunicação, o “Fale com o NAP”, para atendimento de alunos e professores; e a implantação da Pesquisa sobre Desenvolvimento das Disciplinas de Graduação aos alunos, professores e tutores do Ensino a Distância, já prevista para o segundo semestre de 2011.


A Pesquisa sobre Disciplinas tem como principal objetivo coletar informações relevantes sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na graduação, de forma a subsidiar discussões e possíveis intervenções no processo de ensino-aprendizagem. As questões da pesquisa dão ênfase à relação professor / aluno, levantando também aspectos relacionados ao uso de metodologias para o aprendizado, à participação discente em sala de aula, aos processos de avaliação e ao nível de aprendizagem dos alunos.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.