Criado por Administrator em ter, 13/12/2011 - 09:28
No próximo dia 16 de dezembro estará disponível, na área restrita Minha UFOP, a Pesquisa sobre Disciplinas, desenvolvida pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFOP. A pesquisa refere-se às disciplinas oferecidas no segundo semestre letivo de 2011 e poderá ser respondida por alunos e professores até dia 15 de janeiro de 2012.
Na pesquisa que coletou dados sobre as disciplinas oferecidas em 2011/1, participaram cerca de 25% de um total de 8.874 alunos regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação da UFOP. Quanto à participação de professores, o NAP registrou a participação média de 32,2% dos docentes. As informações coletadas na pesquisa do semestre 2011/1 foram compiladas e encaminhadas aos departamentos acadêmicos. Os dados também estarão disponíveis no site da Prograd (www.prograd.ufop.br), no item “Avaliação de Disciplinas”.
De acordo com a pesquisa, a maioria dos alunos dos cursos presenciais avalia positivamente as atividades da graduação, atribuindo conceitos ‘Muito Bom’ e ‘Bom’ à coerência entre o nível de exigência nas avaliações e os conteúdos ministrados (77,2%), à clareza na apresentação dos conteúdos (74,1%) e ao uso de metodologias que facilitem o aprendizado (70%).
Com relação à atuação dos professores, 67,1% dos alunos avaliam que o domínio de conteúdo pelos docentes é ‘Muito Bom’, 68,3% indicam que os professores estão disponíveis para atendimentos aos alunos fora dos horários das aulas e 69,7 % avaliam que o compromisso dos professores em discutir os resultados das avaliações com os alunos é ‘Muito Bom’ ou ‘Bom’.
Já na pesquisa entre os professores, os dados coletados indicam que os instrumentos de avaliação utilizados nas disciplinas são bons para 62% dos docentes. Também é feita uma avaliação positiva quanto às metodologias utilizadas na graduação, já que 88,1% dos professores atribuíram conceitos ‘Muito Bom’ e ‘Bom’ a este item.
Para o Vice-Reitor da UFOP, professor Antenor Rodrigues Barbosa Júnior, é necessário seguir em frente, buscando mais adesão, especialmente na avaliação das disciplinas pelos discentes. “Aí reside um importante mecanismo de influência no processo ensino-aprendizagem”, declarou.
A partir das informações desta pesquisa, o NAP pretende desenvolver ações estratégicas para melhora do ambiente e das práticas de ensino. Entre as ações programadas estão o incentivo aos departamentos e colegiados de curso para que conduzam discussões de aspectos relevantes da pesquisa e proposição de ações; a criação de um canal direto de comunicação, o “Fale com o NAP”, para atendimento de alunos e professores; e a implantação da Pesquisa sobre Desenvolvimento das Disciplinas de Graduação aos alunos, professores e tutores do Ensino a Distância, já prevista para o segundo semestre de 2011.
A Pesquisa sobre Disciplinas tem como principal objetivo coletar informações relevantes sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na graduação, de forma a subsidiar discussões e possíveis intervenções no processo de ensino-aprendizagem. As questões da pesquisa dão ênfase à relação professor / aluno, levantando também aspectos relacionados ao uso de metodologias para o aprendizado, à participação discente em sala de aula, aos processos de avaliação e ao nível de aprendizagem dos alunos.

Na pesquisa que coletou dados sobre as disciplinas oferecidas em 2011/1, participaram cerca de 25% de um total de 8.874 alunos regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação da UFOP. Quanto à participação de professores, o NAP registrou a participação média de 32,2% dos docentes. As informações coletadas na pesquisa do semestre 2011/1 foram compiladas e encaminhadas aos departamentos acadêmicos. Os dados também estarão disponíveis no site da Prograd (www.prograd.ufop.br), no item “Avaliação de Disciplinas”.
De acordo com a pesquisa, a maioria dos alunos dos cursos presenciais avalia positivamente as atividades da graduação, atribuindo conceitos ‘Muito Bom’ e ‘Bom’ à coerência entre o nível de exigência nas avaliações e os conteúdos ministrados (77,2%), à clareza na apresentação dos conteúdos (74,1%) e ao uso de metodologias que facilitem o aprendizado (70%).
Com relação à atuação dos professores, 67,1% dos alunos avaliam que o domínio de conteúdo pelos docentes é ‘Muito Bom’, 68,3% indicam que os professores estão disponíveis para atendimentos aos alunos fora dos horários das aulas e 69,7 % avaliam que o compromisso dos professores em discutir os resultados das avaliações com os alunos é ‘Muito Bom’ ou ‘Bom’.
Já na pesquisa entre os professores, os dados coletados indicam que os instrumentos de avaliação utilizados nas disciplinas são bons para 62% dos docentes. Também é feita uma avaliação positiva quanto às metodologias utilizadas na graduação, já que 88,1% dos professores atribuíram conceitos ‘Muito Bom’ e ‘Bom’ a este item.
Para o Vice-Reitor da UFOP, professor Antenor Rodrigues Barbosa Júnior, é necessário seguir em frente, buscando mais adesão, especialmente na avaliação das disciplinas pelos discentes. “Aí reside um importante mecanismo de influência no processo ensino-aprendizagem”, declarou.
A partir das informações desta pesquisa, o NAP pretende desenvolver ações estratégicas para melhora do ambiente e das práticas de ensino. Entre as ações programadas estão o incentivo aos departamentos e colegiados de curso para que conduzam discussões de aspectos relevantes da pesquisa e proposição de ações; a criação de um canal direto de comunicação, o “Fale com o NAP”, para atendimento de alunos e professores; e a implantação da Pesquisa sobre Desenvolvimento das Disciplinas de Graduação aos alunos, professores e tutores do Ensino a Distância, já prevista para o segundo semestre de 2011.
A Pesquisa sobre Disciplinas tem como principal objetivo coletar informações relevantes sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na graduação, de forma a subsidiar discussões e possíveis intervenções no processo de ensino-aprendizagem. As questões da pesquisa dão ênfase à relação professor / aluno, levantando também aspectos relacionados ao uso de metodologias para o aprendizado, à participação discente em sala de aula, aos processos de avaliação e ao nível de aprendizagem dos alunos.