Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Nascentes de Ouro Preto são tema de exposição fotográfica

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Ticiane Alves 

A exposição fotográfica "Água, Cultura – Inventário de Fontes de Águas de Ouro Preto" abre as celebrações do Dia Mundial da Água (22 de março) na cidade. O intuito dessa celebração é comemorar o lançamento do livro que leva o mesmo título da exposição, do autor Paulo Lemos, e também mobilizar a população para a preservação ambiental e para o uso consciente da água. A exposição vai de 6 a 23 de março, das 9h às 19h, no Salão de Exposições da FIEMG, nº 04, na Praça Tiradentes. A entrada é gratuita.

O livro Água, Cultura – Inventário de Fontes de Águas de Ouro Preto traz um mapeamento das nascentes na cidade e reúne informações completas das 50 principais, tais como localização, quantidade e qualidade da água. O livro também destaca os riscos que afetam as fontes e os diversos usos da água. A publicação teve patrocínio da empresa Samarco e contou com o apoio técnico da UFOP, da Agência Nacional das Águas (ANA) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). 

A programação comemorativa inclui também oficinas de capacitação da comunidade local, um concurso literário voltado para alunos de escolas públicas de Ouro Preto e ações educativas nas escolas. As próximas oficinas estão marcadas para o dia 14 de março, às 14h, na Associação Comunitária, e, no dia 15 de março, às 14h, na Igreja Nossa Senhora da Piedade, no bairro Piedade. A condução dos trabalhos será feita pela professora da UFOP, Adivane Costa. Também está previsto um encontro no bairro Padre Farias, com data ainda a ser definida.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.