Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Núcleo de Apoio Pedagógico promove encontro de monitores

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Ramon Cotta

O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da UFOP promove, do dia 23 de maio a 03 de junho, encontros com os monitores e os professores orientadores do Programa de Monitoria. As atividades serão realizadas em todos os campi da Universidade e têm como objetivo discutir o papel da monitoria no apoio ao processo de ensino.

O coordenador do Núcleo, Adilson Pereira dos Santos, afirma que durante as ações serão relatadas aos monitores e orientadores as expectativas da Pró-Reitoria de Graduação e do NAP relacionadas à contribuição da monitoria para a qualidade acadêmica do curso. 

"Serão apresentadas também orientações quanto à normatização e o funcionamento desse importante programa. O NAP parte do pressuposto de que a Monitoria pode ser um importante aliado dos professores e dos alunos no desenvolvimento das disciplinas da graduação", destaca.

As alunas Luna Halabi Belchior, do curso de História, e Lorena Silva, de Jornalismo, revelam que a monitoria é uma excelente oportunidade para se aprofundar mais na área de interesse. Lorena foi monitora da disciplina de Telejornalismo e auxiliou o professor Adriano Medeiros durante as aulas práticas, como gravações de reportagens. 

"A experiência foi positiva porque eu pude ajudar os alunos de uma área que eu gosto muito e pretendo seguir. Foi como uma troca: enquanto eu os ajudava, pude desenvolver e praticar ainda mais o que eu já havia aprendido", disse Lorena.

Na disciplina História da Historiografia Brasileira, Luna realizava encontros semanais com os estudantes para esclarecer dúvidas sobre alguns conteúdos e discutir as principais teses dos autores. 

"Foi muito importante para mim, principalmente por saber que podia ajudar os alunos em suas dúvidas e contribuir para o desenvolvimento acadêmico de cada um deles. É uma via de mão dupla, a cada monitoria eu também aprendia muita coisa", explicou Luna. 

Os professores de Fotojornalismo, André Carvalho e Ana Carolina Lima Santos, apontam que a monitoria é um ganho tanto para os discentes quanto aos docentes. André destaca que é uma oportunidade para o professor aprimorar a disciplina. Já Ana Carolina ressalta que é uma chance do estudante sentir que os professores também aprendem em salas de aula.

Confira abaixo a programação do evento:

monitoria.jpg
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.