Criado por Administrator em ter, 18/02/2014 - 17:33
Aldo Damasceno
O Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (Nehm) da UFOP prepara mais um encontro interno: o "2º Colóquio Nehm/Pronem - Tempo, Historiografia e Modernidade: as múltiplas faces da escrita da História", que será realizado de 19 a 21 de maio. O evento marca mais uma etapa dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto "Historiografia e Modernidade: variedades do discurso histórico".
Ao longo dos três dias, professores e pós-graduandos ligados ao núcleo debaterão os resultados de seus trabalhos desenvolvidos entre 2013 e 2014. "Esse é um momento de balanço acerca daquilo que se tem produzido dentro do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFOP e, principalmente, do Nehm. Um grupo de trabalho será montado durante o colóquio, que será aberto ao público, com a participação de pesquisadores de outras instituições atuando como debatedores dos trabalhos apresentados", explica Rodrigo Machado, um dos organizadores do evento.
As inscrições para ouvintes são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail: nehm@ichs.ufop.br, até o dia 16 de maio. A programação oficial do evento ainda não está disponível, e os participantes também serão confirmados. Haverá emissão de certificados. Em breve, mais informações poderão ser encontradas no site: www.nehm.ufop.br ou pela página https://www.facebook.com/ufopnehm.
Em 2013, o "1º Colóquio Nehm/Pronem: variedades do discurso histórico", realizado entre julho e agosto, contou com a participação da profª Drª Rebeca Gontijo, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
O PROJETO - O Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade, formado no Departamento de História da UFOP, é um dos exemplos do fortalecimento da área no Brasil. Fato importante da institucionalização do campo no ambiente brasileiro foi a criação, em 2009, da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia, no âmbito do Seminário Nacional de História da Historiografia (SNHH), realizado, desde 2007, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP. O seminário tem levado à cidade de Mariana pesquisadores de todo o País e reunido especialistas de renome, nacionais e estrangeiros. Em 2012, o Núcleo de Estudos em História da Historiografia foi contemplado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) no âmbito do Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem). De acordo com a própria Fapemig, a ação permite a consolidação de linhas de pesquisas prioritárias, induzindo a formação de núcleos de excelência.
Em linhas gerais, o projeto "Historiografia e Modernidade: variedades do discurso histórico" visa ao conhecimento histórico estabelecido na longue durée da formação do Estado moderno. A esse ambicioso recorte cronológico corresponde um recorte geográfico que compreende o longo arco que vai da Europa à América Latina. Busca-se, assim, cobrir alguns dos principais problemas relativos à trajetória da história da historiografia ocidental, desde os primórdios da sua formação metódica e sua dinâmica conflitiva (advinda de um processo de crescente pluralização interna), até a afirmação de sua autoconsciência humanística e formativa, seu efetivo papel na formação dos Estados Nacionais latino-americanos, os pontos de diálogo e as trocas com o universo supostamente fechado das hard sciences. Por fim, busca-se avaliar o impacto efetivo da historiografia na elaboração de novas agendas para uma "política da memória" na América Latina após o processo de redemocratização de fins do século XIX.
Acesse o site do projeto.



Ouvidoria




