Criado por Administrator em qui, 24/10/2013 - 14:25
Mariana Borba
O Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Nite) da UFOP participou da 30ª Conferência Mundial de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação e do XXIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e incubadoras de empresas. Os dois eventos foram realizados na cidade de Recife, em Pernambuco, entre os dias 14 e 17 de outubro.
A Conferência Mundial foi promovida pelo IASP, rede mundial de parques tecnológicos e áreas de inovação. Já o Seminário faz parte da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). A associação representa o interesse das incubadoras de empresas, parques tecnológicos e empreendimentos inovadores no Brasil.
O coordenador do Nite, professor Rodrigo Bianchi, foi um dos três representantes da UFOP no evento e diz que a participação da universidade na conferência e no seminário é de extrema importância para que possam conhecer os parques tecnológicos do Brasil e do mundo e entender a estrutura necessária para sua implantação. O professor afirma ainda que os parques são centro de cultura, tecnologia, ciência e educação, não apenas um ambiente de tecnologia: "Parque tecnológico é uma concentração geográfica que comporta empresas, instituições de ensino, incubadoras, centro de pesquisas e espaços em comum para uma melhor qualidade de vida", explica.
Já a chefe da área de propriedade intelectual do Nite, Izabel Cristina da Silva, destacou a troca de informações entre incubadoras e parques tecnológicos de outros países, e mais ainda, que as empresas que financiam os projetos conheçam o que é discutido nesses tipos de encontros.
A UFOP apresentou o Centro de Referência em Empresas e Projetos de Ouro Preto, o Incultec, uma das 384 incubadoras de empresas no Brasil. Criada em 2006, tem como objetivo promover a disseminação tecnológica na região pela incubação de empresas e projetos inovadores. Naiara Ayres responsável pela Incutec e analista em gestão de ciência e tecnologia, também participou do evento e explica que incubadoras como a da UFOP fornecem ferramentas para preparar novas empresas para a entrada no mercado. Explica que a temática do evento é o papel dos parques tecnológicos nas cidades, a possibilidade de fazer centros urbanos em espaços inteligentes e resolver problemas da infraestrutura das metrópoles.



Ouvidoria




