Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

NIT/UFOP promove licenciamento de tecnologia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) assinou, no dia 02 de abril de 2012, seu primeiro contrato de licenciamento de tecnologia. Trata-se da tecnologia denominada “Injeção de uma mistura pulverizada de bagaço de cana-de-açúcar com carvão mineral/vegetal nas ventaneiras de altos-fornos, fruto de pesquisa desenvolvida pela equipe coordenada pelo Prof. Paulo Santos Assis, do Departamento de Engenharia Metalúrgica (Demet), da Escola de Minas.

A tecnologia utiliza o bagaço de cana-de-açúcar moído que, após tratado, é usado como combustível em altos-fornos, favorecendo o meio ambiente ao mesmo tempo em que apresenta um processo economicamente mais viável e mais simples. O professor Paulo Santos Assis, coordenador do projeto, ressalta os impactos positivos da tecnologia: “O bagaço de cana-de-açúcar fica, na maioria das vezes, inutilizado, mas é economicamente mais barato. O impacto social também é benéfico, pela geração de empreso e renda”.

A licenciada é a empresa Ecoenvirox - Mercado de Carbono Ltda-ME, que está incubada na INCULTEC, Centro de Referências em Inculbação de Empresas e Projetos de Ouro Preto. A empresa detém agora os direitos para desenvolvimento em escala industrial, fabricação e comercialização da tecnologia. O contrato de licenciamento é a título oneroso, prevendo royalties de 5% sobre a receita líquida auferida na comercialização dos produtos obtidos a partir desta nova tecnologia.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.