Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

NOTA À COMUNIDADE SOBRE A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS NA UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Desde 2014, a Universidade Federal de Ouro Preto vem reavaliando suas despesas em busca de soluções para a otimização de seus recursos. A redução dos investimentos repassados para a Instituição com a finalização da verba referente à expansão das universidades e a sinalização de uma crise econômica nacional motivaram o planejamento da reestruturação das atividades.

Conforme tem sido noticiado em todo o país, o MEC, respaldado nos termos do decreto presidencial que determina corte de 33,33% nas despesas governamentais, tem repassado apenas 1/18 do orçamento destinado à manutenção das Universidades enquanto aguarda aprovação da Lei Orçamentária pelo Congresso Nacional.

Assim, o cenário mais austero que era previsto se efetivou e, hoje, a UFOP conclama toda a comunidade acadêmica a colaborar com ações e ideias que possam otimizar de forma consciente os recursos

Entre as ações de otimização de recursos já em andamento estão:
Otimização do transporte – o deslocamento de professores, técnicos e alunos de Mariana/Ouro Preto para Belo Horizonte/Aeroporto de Confins passou a ser feito por Vans em horários pré-estabelecidos. Além da redução dos custos, essa ação aumenta a disponibilidade da estrutura para o atendimento às outras demandas acadêmicas.
Estudo dos contratos de terceirização – Os contratos que prevêem a terceirização das atividades da UFOP são permanentemente avaliados e readequados, quando necessário. Um exemplo é a contratação da empresa responsável pela alimentação no Restaurante Universitário, que teve uma redução em seus custos apenas com a realização de uma nova licitação, sem prejuízo para a atividade.
Aquisição de livros – a formulação de novos critérios para a compra de material bibliográfico norteia o investimento direcionado em materiais que tenham maior contribuição nas demandas acadêmicas e, por consequência, contribuam de forma mais substancial para a pontuação dos cursos.
Política de controle das bolsas – A concessão deste benefício passou a ser controlada de forma unificada, o que possibilitou a eliminação do acúmulo e a melhor aplicação dos recursos nos programas de assistência estudantil.

Mesmo em um momento conturbado e de poucos recursos, a UFOP concluiu, ou vai entregar em breve à comunidade acadêmica, sete das dez obras em andamento. As decisões tomadas ou futuras sempre terão como fundamento a valorização funcional, a preservação da assistência estudantil e a manutenção com qualidade das atividades acadêmicas. As ações que serão priorizadas são aquelas que terão uma maior abrangência na comunidade universitária.

Marcone Jamílson
Reitor

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.