Criado por Administrator em seg, 22/12/2014 - 14:42
A UFOP adotará, a partir do dia 16 de janeiro, nova logística de transporte para atender à comunidade acadêmica que utiliza o serviço entre as cidades de Mariana, Ouro Preto, Belo Horizonte, Confins e vice-versa. O sistema ficará em fase de teste e adaptações entre os dias 16 e 26 de de janeiro, quando será efetivado. A mudança visa conter recursos e beneficiar a comunidade acadêmica de maneira mais ampla.
O serviço funcionará todos os dias da semana e serão oferecidos quatro horários com partida de Mariana – dois com destino a Belo Horizonte e dois com destino a Confins e vice-versa. Os pontos de embarque e desembarque também estão pré-definidos. Os veículos sairão da portaria do prédio do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), passando pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), em Mariana. Em Ouro Preto, os pontos serão na portaria do campus Morro do Cruzeiro, na Barra, na Praça Tiradentes e no Bairro São Cristóvão. Já em Belo Horizonte, o destino será o escritório da UFOP e, em Confins, será definido de acordo com a rota dos passageiros. Podem fazer a solicitação de transporte indivíduos que estejam a serviço da UFOP, por meio da Requisição de Veículos no Portal Minha UFOP, com 48 horas de antecedência.
“Com a implantação desse novo sistema, iremos contribuir diretamente com a preservação do meio ambiente, já que estaremos com menos carros nas ruas, reduzindo os gastos com combustíveis e depreciando menos os veículos. A estimativa é que chegue a 20% a redução da quilometragem total rodada por ano”, explica o professor Rodrigo Bianchi, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento.
Para Rogério Patrono, chefe da Divisão de Transporte, com essa nova logística, o setor conseguirá atender de forma eficiente às inúmeras demandas que recebe diariamente para esses destinos. Ele avalia as mudanças positivamente ao fazer uma análise da atual situação: “Temos, em média, 10 veículos indo para Belo Horizonte todos os dias e, às vezes, com diferença de uma hora entre uma partida e outra e com poucos passageiros, demandando muitos veículos e profissionais. Com esse novo serviço, iremos atender às solicitações de forma mais eficaz, além de reduzir gastos”, argumenta.
A mudança no serviço de transporte está pautada no contexto da Esplanada Sustentável, um programa de iniciativa do governo federal que tem como meta melhorar as práticas de eficiência na utilização dos recursos públicos, nas dimensões de economicidade e socioambientais.

Rogério Patrono explica que, com a nova logística, conseguirá atender de forma mais eficiente a comunidade acadêmica - crédito da foto: Túlio dos Anjos