Ir para o conteúdo

Nova sede da Caint: mais próxima dos alunos e com novos projetos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Aldo Damasceno

Instalada na Praça de Alimentação (Prédio da lanchonete Pit Stop), a Coordenadoria de Assuntos Internacionais (Caint) está com sede nova no Campus Morro do Cruzeiro. Mais próxima dos alunos, o setor busca a partir de programas, projetos e parcerias intensificar o processo de internacionalização na Universidade. 

Implantado na UFOP em 2006, o setor funcionava antes junto a Reitoria. Possui atualmente parceria com universidades de todos os continentes, o que impulsiona as possibilidades de mobilidade para a comunidade acadêmica. "Atualmente no Brasil, um grande número de estudantes entram em mobilidade e a UFOP tem se preparado cada vez mais para isso", analisa o coordenador de Assuntos Internacionais (Caint), professor Carlos Magno de Souza Paiva. Ele aponta que para implantar um modelo de internacionalização na Universidade, o setor tem trabalhado em diversos projetos, como a inclusão das disciplinas cursadas pelos alunos em mobilidade no histórico escolar, junto com o aproveitamento e o período em que frequentou. Além disso, ao regressar do intercâmbio, o aluno continua com a mesma prioridade no processo de renovação da matrícula na universidade. 

Os projetos e ações visam beneficiar, além dos alunos da UFOP, os estudantes estrangeiros matriculados na Universidade, número que vem crescendo a cada ano. Em 2013, eram oito estudantes estrangeiros na UFOP. Em 2014, aumentou para 56. A expectativa da Caint agora é alcançar 100 alunos até o fim de 2016.
 
02077_img_6181_1248555191572622256.jpg                                                                     
                                                                        Foto:Samara Araújo
 
Caint - Destinada a intensificar as ações relativas às políticas de internacionalização da UFOP, esforçando-se para elaborar e implementar convênios que permitam a mobilidade acadêmica, tanto para professores como estudantes, a Caint foi criada há cerca de 10 anos. Nessa época, com apenas um funcionário. Em 2009, o setor foi reestruturado, ganhando mais espaço na universidade, e hoje, com a sede mais ampla e próxima dos alunos, conta com uma equipe maior, composta pela coordenação, secretária executiva e recepcionista, além de dois bolsistas. Beneficia-se ainda do apoio dos programas "Ciência sem Fronteiras" (CsF-UFOP) e Idioma Sem Fronteiras (IsF-UFOP).

Outras informações sobre a Caint podem ser obtidas na página http://www.caint.ufop.br.