Criado por Administrator em seg, 11/11/2013 - 17:30
Brunello Amorim
“A implantação destes dois laboratórios tem potencial para impulsionar a produção do conhecimento científico e tecnológico no campo da exploração mineral, dos recursos do mar e do pré-sal”. A fala do diretor da Escola de Minas, Issamu Endo, tratou dos primeiros desafios da UFOP com as novas aquisições do Departamento de Engenharia Geológica (Degeo), inauguradas em solenidade na manhã desta segunda-feira, 11 de novembro.

Para a melhoria dos estudos geológicos no Brasil, foi inaugurado o laboratório de geoquímica isotópica, capaz de determinar a idade absoluta de rochas. Outra conquista é a máquina de modelagem tectônica, capaz de simular processos naturais com materiais analógicos, como areia e silicone. Toda estrutura foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), pela Vale e também pela Rede de Estudos Geotectônicos da Petrobras.

Laboratório de geoquímica isotópica
Maria José Resende de Oliveira foi a geóloga representante da estatal na inauguração dos laboratórios. De acordo com ela, as novas aquisições possibilitam parcerias em pesquisas, entre a Petrobras e a UFOP. “O que não pode ser feito na nossa rede de estudos poderá ser trazido aqui para a Universidade, que vai nos auxiliar na interpretação geofísica, datação de rochas ígneas e, ainda, no entendimento da evolução das bacias sedimentares e minerais”, destacou Oliveira.
O Degeo, que conta com 360 graduandos e 63 pós-graduandos, recebeu investimentos de cerca de R$ 6,5 milhões para a implantação de todas as aquisições. O reitor da UFOP, professor Marcone Jamílison Freitas Souza, valoriza a conquista do departamento e enfatizou que “as linhas de pesquisas serão fortalecidas ao instrumentalizar nossos pesquisadores com equipamentos de alta tecnologia”.
O principal idealizador do projeto para a conquista das novas estruturas foi o ex-professor da UFOP, Maurício Antônio Carneiro, que esteve presente na solenidade. Na ocasião, ele foi homenageado pelo reitor da Universidade com uma placa pelos serviços prestados. Emocionado, declarou estar muito feliz ao assistir o seu sonho virando realidade e agradeceu aos atuais professores e aos parceiros pelo empenho na construção.

Apresentação das novas instalações pelo chefe do departamento de Geologia, professor Fernando Flecha Alkmin
Foto: Nathália Nunes