Criado por Administrator em qui, 17/10/2013 - 12:18
Brunello Amorim
Durante a graduação, um dos principais desafios dos professores é a formação profissional do estudante, aproximando-o da realidade do mercado de trabalho. Inaugurados nessa quarta-feira (16), os novos laboratórios da Escola de Nutrição (Enut) incrementam a formação dos graduandos de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) e Nutrição, que terão o primeiro contato com a estrutura industrial de processamento e produção de alimentos.
“Com os novos laboratórios, o aluno aplica o conhecimento básico na prática, além de lidar com a solução de eventuais problemas que encontrarão na profissão”, afirma o professor de Tecnologia de Bebidas, Alexandre Fontes, que é um dos responsáveis pela utilização das “plantas-piloto”, nome dado para as novas dependências do Enut.
A estudante Luísa Andrade é da primeira turma do curso de CTA, do período 2009.2, afirma que os novos laboratórios são de fundamental importância para a formação. “Por meio dos laboratórios, conhecemos o que passa nas indústrias. Apesar de ser em pequena escala é real e ainda temos o auxílio e experiência dos professores”, complementa.
O reitor Marcone Jamilson Freitas e a vice-reitora Célia Nunes prestigiaram a inauguração das novas instalações do Enut. Marcone comemorou as conquistas e o crescimento dinâmico da UFOP. “Para a implantação da graduação em CTA, foram contratados dez novos professores, especialistas nas diversas áreas de abrangência do curso, que se somaram ao corpo docente do Departamento de Alimentos da Escola de Nutrição”, exemplificou.
Já a diretora do ENUT, professora Cláudia Maliére, agradeceu o empenho da reitoria para auxiliar a construção das novas instalação e parabenizou os professores e discentes que contribuíram para a conquista das melhorias. Ela ressalta que “as novas instalações amparam o ensino vertical, com pós-graduação, mestrado e um futuro doutorado”.
O chefe do Departamento de Alimentos, professor Aureliano Claret Cunha, contou um pouco da história do Enut e os desafios para instaurar o curso de CTA na UFOP. “Tive e tenho o prazer de estar diretamente envolvido nesse projeto desde o início. Essa conquista se deve a vocês, estudantes, pois não existe instituição de ensino sem vocês”, concluiu.
Após o fim da sessão solene, os presentes conheceram as novas dependências. Nos laboratórios, foi oferecido um coffee break, organizado e produzido com alimentos feitos pelos estudantes. Os laboratórios possibilitam que os alunos produzam queijos, presuntos, pães e outros alimentos.
Outras instalações inauguradas
Além dos “plantas-piloto”, foram inaugurados também o laboratório do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Nutrição e Saúde Coletiva (Nupen). O grupo congrega docentes, técnicos e discentes do Enut juntamente com profissionais de outras unidades acadêmicas da UFOP e de outras instituições privadas.
Dessa forma, o Nupen desenvolve projetos de pesquisa, de extensão e de cooperação na área da epidemiologia nutricional, da nutrição e da saúde coletiva. Colabora, ainda, com o Sistema Único de Saúde (SUS) na produção, sistematização e análise de dados para a divulgação da vigilância alimentar e nutricional de Ouro Preto e outros municípios.
O laboratório também fortalece a pesquisa e a pós-graduação no Enut. A professora Sílvia Nascimento é coordenadora do Nupen e explica que a nova estrutura auxilia os professores para criação de uma linha de pesquisa e agrega outras atividades, como o PET de Nutrição.
Um novo prédio também foi construído para organizar e distribuir os espaços da administração da unidade. Agora, o novo bloco administrativo abriga as instalações da diretoria, as chefias de gabinete, os colegiados e outros setores.
Fotos: Isadora Faria



Ouvidoria




