Criado por Administrator em seg, 11/06/2012 - 12:32
Engenheiro de Minas. Uma profissão que vai muito além do que explorar minério de ferro. O profissional desta área pode trabalhar em vários ramos desde centros de pesquisa a cimenteiras, além de ser um dos poucos autorizados a trabalhar com explosivos. No dia 10 de julho comemora-se o Dia do Engenheiro de Minas.
O professor do curso de Engenharia de Minas da UFOP, Carlos Alberto Pereira, ressalta a importância da instituição na criação do curso na América Latina. “O curso de Engenharia de Minas da UFOP é o pioneiro da América latina. A Universidade recebia alunos de todas as partes do Brasil e os novos profissionais foram fundando os outros cursos. É como se a Escola de Minas fosse a mãe de todos os outros”.
Carlos Alberto explica que o campo nesta área não é mais só dos homens, pois as mulheres já somam cerca de 30% dos alunos.
Em relação ao diferencial do curso oferecido pela UFOP, quem fala é o diretor da Escola de Minas, José Geraldo Arantes. Ele ressalta a acessibilidade do aluno ao professor, o apoio da Universidade e da Fundação Gorceix para o ensino, a pesquisa e a extensão em relação às outras no Brasil. “Ele aprende a formar equipe,” ressalta José Geraldo ao falar sobre os alunos.
Quem quiser seguir esta profissão, a UFOP abre oportunidade duas vezes ao ano, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Mais informações na página do vestibular da UFOP.



Ouvidoria




