Criado por Administrator em sex, 01/08/2008 - 13:25
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em sua última reunião, aprovou, aproximadamente, 150 novos cursos de pós-graduação no país, incluindo todas as áreas de conhecimento. Entre eles está o Programa de Pós- Graduação em Biotecnologia do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (NUPEB) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Um conjunto de fatores propiciou que o curso, já de início, ganhasse a nota 4 da Capes, quando normalmente um curso novo recebe a nota 3. O curso envolve professores de diferentes Departamentos da UFOP, como o Departamento de Farmácia (Defar), o Departamento de Química (Dequi) e o Departamento de Física (Defis), dentre outros, e professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
São vários os aspectos relativos a esta aprovação e à nota 4: a área de conhecimento, que além de ser multidisciplinar, tem recebido grande atenção da Capes pelo significado que a Biotecnologia tem para o desenvolvimento de um país; o crescimento qualitativo do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb) da UFOP e da própia Instituição de Ensino; a participação de uma outra Universidade (UFV) no programa, o que tem sido estimulado pela Capes, e a qualificação e produção do corpo docente.
O curso terá como áreas de concentração: 1- Biotecnologia Aplicada a Processos e à Tratamento de Doenças, 2- Genômica e Proteômica.
De acordo com o professor do Nupeb, Ieso Miranda Castro, “o comprometimento do grupo envolvido certamente permitirá que este curso venha dar uma grande contribuição para a formação de recursos humanos e para o desenvolvimento dessa área interna e externamente”.
O primeiro processo seletivo para o novo curso de pós-graduação ocorrerá no início de 2009.



Ouvidoria




