Criado por Administrator em qui, 01/08/2013 - 14:25

Flávia Gobato
O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Cátedra UNESCO: água, mulheres e desenvolvimento (NuCát), deu início no dia 29 de julho aos seus cursos de Recepcionista e Camareira. Eles são realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Cachoeira do Campo e Alto da Cruz. As atividades são direcionadas a mulheres de baixa renda.
Os cursos são do programa “100horas para Senhoras” e têm parceria com a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis, Secretaria de Desenvolvimento Social de Habitação e Cidadania de Ouro Preto, os CRAS, o departamentos de Turismo e Farmácia da Universidade. Durante seis semanas, as participantes trabalham as relações interpessoais, têm aulas de inglês, educação ambiental, capacitação técnica e psicologia organizacional.
Maria Helena Santana, 52, é formada em contabilidade, mas não conseguiu um emprego. Ela acredita que o curso de recepcionista pode auxiliar na vida profissional. “Tenho grande interesse em trabalhar nessa área, o curso me traz essa oportunidade de entrar no mercado de trabalho novamente”.
A Coordenadora do CRAS de Cachoeira do Campo, Vanessa Teodoro, constata que a região possui uma quantidade considerável de pousadas e hotéis, com grande potencial turístico e hoteleiro a ser explorado. Ela destaca os benefícios para as participantes. “O trabalho envolve o crescimento pessoal, melhoria no trato com o público, conquista de novos horizontes, conhecimentos sobre postura, ética, etc. Aprendizados que elas levarão para a vida toda”.
De acordo com a coordenadora do CRAS do Alto da Cruz, Fátima Baudson, os cursos promovem a participação social, através da inclusão no mercado de trabalho e sociedade, além de melhoria da auto-estima e fortalecimento de vínculos familiares e sociais.
Conheça os programas do Nucát.