Criado por Administrator em sex, 11/12/2015 - 16:21
Carol Antunes
A entrada do Núcleo de Pesquisa em Ciências Biológicas (Nupeb) da UFOP estava enfeitada de balões alaranjados, na manhã da sexta (11). O clima era de festa para comemorar os 21 anos do Núcleo, que durante esse tempo colaborou para o crescimento da área de pesquisa, extensão e pós-graduação da Universidade.

Cerimônia abertura do aniversário de 21 anos
A mesa de solenidade de abertura foi composta pelo reitor Marcone Jamilson Freitas, pelo Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Fábio Faversani, pela coordenadora do Núcleo Renata Nascimento de Freitas, pelo coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas Rodrigo Cunha Alvim de Menezes e pelo coordenador do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia William de Castro Borges. Todos parabenizaram o Nupeb pelo aniversário e salientaram a posição de destaque que ocupa dentro da UFOP.
“Hoje é uma data muito especial em nossa vida e na vida da Universidade. Tenho muito orgulho de estar contribuindo para o crescimento do Núcleo”. Assim a coordenadora iniciou seu discurso. Renata ainda ressaltou a discriminação de gênero na Instituição e em todo lugar, onde a mulher como cientista sofre muitos preconceitos. Marcone parabenizou a todos pela excelência, destacando a nota 6 na avaliação da Capes que faz com que o Núcleo esteja entre os melhores do país.

Ex-professor Pedro Raso, homenageia Prof. Washington Luis Tarufi - Fotos: Íris Jesus
Após a abertura, o evento contou com uma palestra do ex-professor da Universidade, Pedro Raso, que lembrou a trajetória do Núcleo e homenageou o professor Washington Luiz Tafuri (in memorian), um dos idealizadores e fundadores do Nupeb. Com muito carinho, ele lembrou de Tafuri, ressaltando sua “grandeza e inteligência, companheirismo e dedicação”. Ainda Segundo Pedro Raso, existe uma UFOP antes e outra depois da criação do Núcleo, uma UFOP antes e outra depois de Tafuri. “Ele entrou para a alavancar a pesquisa na Instituição”, destaca. Com fotos e dados, ele mostrou toda a vida do idealizador, seu nascimento, graduação, vida universitária, pesquisas (em sua maioria na linha da Doença da Chagas), prêmios etc. “Hoje, ele empresta seu nome para o edifício Nupeb, sua obra-prima. Como poucos, soube ler o livro da natureza”, comemora. A lembrança do professor que tanto ensinou e marcou a Universidade emocionou os participantes, principalmente a esposa Maria da Conceição, que logo depois da palestra recebeu um buquê de flores.
Na sequência, o sócio-fundador do Núcleo, professor Rogelio Lopes Brandão, dissertou sobre os 21 anos de história. Ele contou que a ideia da criação do Nupeb surgiu após a sua participação em um seminário na Universidade Federal de Viçosa em 1993, quando foi apresentado a ele o Bioagro. "Extasiado" com o conceito, conversou com Tafuri sobre a possibilidade de criar algo similar. Com muito esforço, ambos mergulharam na ideia e, há duas décadas, provam que valeu a pena acreditar. A partir do nascimento do Núcleo, pôde-se ter um lugar onde departamentos como, Ciências Exatas e Biológicas, Escola de Farmácia e Escola de Nutrição pudessem trabalhar juntos nos projetos de pesquisa, extensão e pós-graduação. “O desenvolvimento do Nupeb se deu pela existência de uma sólida liderança de Tafuri, respeito pela experiência acumulada, planejamento e muita ousadia!”, completa.
Para finalizar as comemorações, foi inaugurada a placa do prédio, que agora tem o nome de Washington Luiz Tafuri. Nela, fica a mensagem para a pesquisa nunca acabar: “O pesquisador precisa ter a chama viva para contribuir na construção infinita do conhecimento”.
Veja mais fotos das comemoração e homenagens no link.