Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Nupeb inaugura prédio de laboratórios e impulsiona pesquisas em Ciências Biológicas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) inaugurou, na tarde desta quinta-feira (26), a primeira estrutura física do Núcleo de Ciências Biológicas (Nupeb), no campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto. A proposta do Núcleo é reunir um bloco de laboratórios em um mesmo local, possibilitando centralizar também a estrutura administrativa (secretarias e auditório) e a multiusuária, contando com mais de 40 professores associados. Novos equipamentos foram adquiridos, incluindo uma infraestrutura composta por uma plataforma de análises avançadas para imagens microscópicas (microscopia de fluorescência e a laser), além de microscopia intravital.  

De acordo com o coordenador do Nubep, professor Ieso de Miranda Castro, o Núcleo vai impulsionar ainda mais as pesquisas e os programas de pós-graduação na área biológica da Universidade, que conta atualmente com dois cursos de mestrado e dois de doutorado, implantados nos últimos 15 anos. "Essa nova estrutura física tem um significado importante para a universidade, já que iremos promover melhor formação, aumento da produção - tanto quantitativa como qualitativa", destaca. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Valdei Lopes, acrescentou que a nova instalação do Nupeb serve de espelho para a universidade. "Um espaço de excelência e a construção do prédio marca a passagem de uma UFOP que pensa a pesquisa como pilar fundamental". Já o professor Marcone Jamilson Freitas Souza, reitor da UFOP, se disse feliz e orgulhoso, já que a inauguração do espaço é resultado de um esforço de um grupo que trabalha em rede e articulado. "Esse complexo de laboratórios irá fortalecer a produção científica", reforça.
 
Esse será o primeiro bloco do prédio do Nupeb, construído com recursos da UFOP e da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), entidade vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia que apoia a pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos e serviços. O Núcleo foi criado em 1994 e mesmo com uma estrutura descentralizada, deu estímulo à criação do primeiro programa de pós-graduação. O maior impacto da nova estrutura se encontra no desenvolvimento científico e na transferência de tecnologias. Um segundo prédio já foi aprovado pela Finep.

Pesquisa e tecnologia
Hoje, o Núcleo possui plataformas modernas, o espectrômetro de massa, microscopia e aquisição de imagem, citometria de fluxo e bioinformática. Em aquisição, está a estrutura para sequenciamento de DNA e novos citômetros. "A construção desse prédio é, de certa forma, uma recompensa ao trabalho de um grupo e também produto do apoio da Universidade e das fundações de apoio às atividades que desenvolvemos", assinala Ieso Castro.  

Uma das principais características do Núcleo é ter alguns dos laboratórios com estrutura multiusuária, facilitando a otimização de recursos e a interação entre grupos internos e externos da UFOP. Além de favorecer a instalação dos programas, a estrutura estimula a fixação de jovens doutores, de pesquisadores visitantes, impactando científica e tecnologicamente, o que leva à melhoria da qualidade da produção, favorecendo a transferência de tecnologias. 

O Nubep atualmente desenvolve pesquisa básica e aplicada em várias áreas da parasitologia, imunologia, bioquímica, biologia molecular, biotecnologia e fisiologia metabólica e cardiovascular. Os projetos desenvolvidos envolvem estudos epidemiológicos, vacinas, pesquisas em leishmaniose e doença de Chagas, além de processos fermentativos com leveduras e ainda avaliação de terapias aplicada a diferentes doenças negligenciadas e crônico-degenerativas.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.