Criado por Administrator em seg, 26/03/2007 - 00:00
O Quarteto Tristão de Ataíde é vinculado à Orquestra Experimental UFOP – Ouro Preto. É formado pelos músicos Ricardo Amado (Violino I), Rodolfo Toffolo (Violino II), Felipe Prazeres (Viola) e Hugo Pilger (Violoncelo).
O Concerto - As sete palavras de Cristo na Cruz
Em 1785, Haydn recebeu uma encomenda da cidade espanhola de Cádix para compor uma obra solene para a Sexta-Feira Santa. A carta que ele recebeu descrevia com detalhes a cerimônia e pedia ao músico para se ater ao seu desenvolvimento. Uma introdução musical daria o tom a toda a cerimônia. Em seguida, o bispo pronunciaria a primeira das sete palavras de Cristo e a comentaria brevemente. Depois ele deixaria o púlpito e se ajoelharia diante da imagem de Cristo na cruz. É então que deveria começar o primeiro Adágio com, no máximo, dez minutos de duração. Em seguida, ele voltaria para o púlpito e pronunciaria a segunda das sete palavras de Cristo, a comentaria brevemente, e assim por diante. A música e o discurso alternariam então toda a duração do ofício. O final da obra encomendada a Haydn deveria terminar com o terremoto que, segundo São Mateus, ocorreu após a morte de Cristo. Para a cerimônia, as paredes, as colunas e os vitrais da igreja seriam inteiramente recobertos de tecidos negros e uma única lâmpada deveria iluminar a cena.
Haydn se pôs ao trabalho e compôs uma obra feita de introdução orquestral, sete sonatas (no antigo termo, quer dizer, partes instrumentais) e um presto intitulado "Terremoto". No curso dos dois anos seguintes esta composição foi publicada em Viena, Paris e Londres e uma outra versão para teclado, aprovada pelo compositor, foi publicada em Viena.
Em 1794, durante a volta da sua segunda viagem a Londres, Haydn ouviu uma versão para coro das suas Sete palavras de Cristo na cruz em Passau, feita pelo maestro de capela do lugar. A idéia foi bem aceita por Haydn, embora ele tenha reescrito os acompanhamentos vocais, melhorando-os, com orientação de seu amigo, o barão van Swieten. O texto consiste de uma série de poesias, vinda cada qual depois do anúncio de cada "palavra" e que representam a resposta emotiva do ouvinte à situação das palavras de Cristo.
A versão "Oratório" da obra conheceu um sucesso ainda maior que sua versão orquestral. As sete palavras de Cristo na cruz era então uma das obras mais célebres e mais tocadas de Haydn. A obra, calma e meditativa do início ao fim, termina com o último movimento intitulado "Terremoto", numa explosão de paixão.
O compositor - Joseph Haydn (1732-1809)
Franz Joseph Haydn, músico austríaco que iniciou uma nova fase na história da música, é o primeiro nome da tríade "clássica", seguido de Mozart e Beethoven. Sua obra é composta por óperas, sinfonias, aberturas, cantatas, oratórios e outras peças.
Ele nasceu em 31 de março de 1732 na cidade austríaca de Rohrau. Filho de família humilde, desde pequeno revelou excepcionais dotes musicais. Recebeu instrução inicial com um mestre-escola em Hainburg e foi admitido no coro da catedral de Santo Estêvão, em Viena, onde completou sua educação musical. Em 1759 foi nomeado diretor musical da câmara do conde Morzin, na Boêmia.
Em 1761 foi contratado pelo príncipe Pál Antal Esterházy como segundo mestre-de-capela em Eisenstadt e, posteriormente, instalou-se no castelo como Kapellmeister (mestre-de-capela). Foi durante quase trinta anos diretor musical, com uma orquestra a sua disposição. Permaneceu no cargo quando o príncipe foi sucedido por seu irmão Miklós e, em suas visitas a Viena, tornou-se grande amigo de Mozart, 24 anos mais jovem que ele, o que não impediu a influência recíproca sobre a obra de ambos.
Ao contrário de Mozart, Haydn tornou-se famoso internacionalmente em vida. Suas obras foram interpretadas e publicadas em toda a Europa. Em 1791, foi trabalhar em Londres, onde fez muito sucesso. Em 1792, Haydn foi para Viena, onde conheceu Beethoven, então com 22 anos de idade, e aceitou ser seu professor. A estada em Viena, no entanto, foi breve. Retornou a Londres em 1794, onde permaneceu até o ano seguinte. Novamente em Viena, começou a trabalhar no oratório Die Schöpfung (A criação), apresentado pela primeira vez em 1798, cujo libreto se baseia no poema épico "Paraíso perdido", de John Milton, e no Gênesis. O grande sucesso motivou Haydn a compor outro oratório, Die Jahreszeiten (As estações), sobre o poema de James Thomson, trabalho ao qual se dedicou até 1801.
Ao longo de toda a vida, Haydn recebeu inúmeras homenagens em vários países. Estocolmo, Amsterdam, São Petersburgo e Paris lhe deram lugar de honra em suas academias de música. A localidade de Rohrau, onde nasceu, dedicou-lhe um monumento.
Seus últimos anos em Viena foram de atividade intensa, como compositor oficial do império. Haydn morreu em 31 de maio de 1809, poucos dias depois do bombardeio de Viena pelas tropas napoleônicas.
Música de Câmara no GLTA
Quarteto Tristão de Ataíde
As sete palavras de Cristo na cruz – Joseph Haydn
Dia 5 de abril
18h
Na Igreja de Santa Efigênia
Entrada franca