Criado por Administrator em qui, 29/10/2015 - 13:07
Núbia Azevedo
"Proximidade e distanciamento, conhecido e desconhecido, sonho, imaginação e manipulação se fundem em um papel". Foi assim que o designer gráfico e ilustrador Maurízio Manzo definiu o processo de colagem na oficina de abertura da "2ª Semana da Fotografia da UFOP- Poéticas da Luz", ocorrida na manhã da última quarta (28), no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.
A oficina contou com a participação de sete crianças da Escola Municipal Wilson Pimenta, da cidade de Mariana. Os alunos, que tinham entre 11 e 14 anos, foram convidados a criar uma máscara a partir de moldes de frutas e legumes, lãs e fitas coloridas, através do processo de colagem.
Para Maurízio Manzo, o desenho, de certa forma, inibe as crianças, uma vez que algumas alegam não saber desenhar. Já o recorte e a colagem fazem com que o processo criativo não fique restrito. O ilustrador relatou ainda que o seu objetivo foi "chegar a uma brincadeira de composição, trabalhar a forma e as etapas de criação, o que se aproxima do produto da fotografia, onde também se trabalhar a questão da composição".
Ao final, os próprios alunos ficaram responsáveis por fotografar o trabalho dos colegas, proporcionando uma interação com a câmera. A oficina Artes Visuais e colagens acontece novamente na quinta-feira, 29 de outubro, às 9h.