Criado por Administrator em sex, 07/02/2014 - 11:12
Mariana Borba
Os alunos da UFOP que desejam saber o nível do seu inglês têm a oportunidade de fazer um curso no Núcleo de Línguas (NucLi) da UFOP para se prepararem para a prova do TOEFL (Test of English as a Foreign Language), exame que avalia o potencial individual de falar e entender inglês em nível acadêmico. O objetivo do curso é medir o progresso do aluno por meio dessa prova, que poderá ser refeita após o término das aulas preparatórias. Essa iniciativa é do governo federal, por meio do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF) e do Ministério da Educação (MEC), que vai oferecer os cursos para todos os alunos da graduação dando prioridade a quem deseja ingressar no Ciência Sem Fronteiras (CsF).
A UFOP oferece nove turmas com 20 alunos cada uma; três turmas estão abertas e, a partir do dia 20 de fevereiro, começam as aulas, com duração de três meses. Para cursar, o aluno deve se inscrever no MEO (My English Online) no site www.myenglishonline.com.br. O teste de nivelamento do NucLi (uma prova gratuita do TOEFL) será realizado no dia 22 de fevereiro, e a inscrição pode ser feita no siteisf.mec.gov.br. A coordenadora do Inglês sem Fronteiras e do Nucli, Anelise Dutra, explica que qualquer aluno pode se inscrever, mas alerta que precisam se comprometer a comparecer no dia da prova.
A maior parte dos alunos que decide estudar fora do País faz a avaliação do TOEFL, por ser referência em instituições, como agências governamentais, empresas e programas de estudo que precisam avaliar os alunos. O TOEFL é uma marca registrada da Educational Testing Service (Serviço de Testes Educacionais - ETS).
Após o resultado, o aluno será direcionado para a turma com o nível similar aos outros e preparado para a prova. “Os alunos que estiverem mais adiantados podem fazer o preparatório pro TOEFL já na prova oficial. Os que tiverem menos serão encaixados em outro nível”. A coordenadora conclui que o objetivo do curso é medir o progresso do aluno por meio da prova do TOEFL, que poderá ser refeita após o término das aulas preparatórias.