A Universidade Federal de Ouro Preto abriu inscrições para a seleção de quatro bolsistas para atuação no projeto "Descarbonização na Mineração: Aplicação de Controlador Automático de Adição de Hidrogênio em Equipamentos de Mineração com Monitoramento via Internet das Coisas". A proposta foi aprovada na chamada Cientista Empreendedor da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).
Destinadas a estudantes de graduação dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção e Ciência da Computação, as bolsas são na modalidade Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação - VI, com duração de 12 meses.
A pesquisa, liderada por pesquisadores da UFOP, visa desenvolver uma tecnologia que utiliza hidrogênio como combustível suplementar em motores a diesel de equipamentos pesados na mineração, promovendo a redução do consumo de combustível fóssil e das emissões de gases poluentes. A iniciativa integra sistemas embarcados, sensores avançados e uma plataforma IoT para monitoramento e controle em tempo real, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e eficiência operacional do setor mineral.
A instituição executora do projeto é a UFOP e a startup associada é a MineDebug, formada por pesquisadores, ex-alunos e alunos de pós-graduação da Universidade. A empresa atuará na comercialização e no aprimoramento das soluções tecnológicas geradas pela pesquisa.
Confira os perfis buscados para as bolsas:
- Eletrônica/Sistema Embarcado: desenvolvimento de hardware e prototipagem eletrônica;
- Mecânica: projetos mecânicos e prototipagem;
- Software IoT: desenvolvimento de software para Internet das Coisas, incluindo front-end web e aplicativos móveis;
- Empreendedorismo: estudantes com experiência em disciplinas ou ambientes de inovação e empreendedorismo, como empresas juniores, incubadoras ou projetos de extensão.
As inscrições vão até o dia 28 deste mês, pelo
formulário.