Criado por Mariani Barbosa em qua, 22/03/2017 - 09:50 | Editado por Patrícia Pereira há 7 anos.
A Escola São Paulo de Ciência Avançada em Proteômica Baseada em Espectrometria de Massas (SPSAS-MS) recebe inscrições até 9 de abril. O curso, que será sediado no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), será realizado entre 28 de agosto e 6 de setembro e é aberto a mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos. No total, serão oferecidas 90 vagas, sendo 35 para estudantes brasileiros e 55 para estrangeiros.
As inscrições para a SPSAS-MS são gratuitas e a seleção será feita com base na análise do currículo e da carta de interesse, buscando diversificar ao máximo o país de origem dos participantes, segundo os organizadores. Para manutenção dos estudantes selecionados que venham de outras cidades, estados e países, os benefícios oferecidos são passagens aéreas, despesas de transporte terrestre local (aeroporto-hotel) e diárias na cidade que sediará a escola.
O curso, que tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por meio da modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), tem como objetivo discutir aspectos relacionados à área de proteômica e espectrometria de massas, cujas atividades envolvem a identificação, quantificação, localização e determinação de modificações pós-traducionais de proteínas, bem como o estudo de interação proteína-proteína, de suas funções e atividades.
Desde 2010, o Laboratório de Espectrometria de Massas do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), integrante do CNPEM, realiza workshops sobre proteômica com apoio da Fapesp, tendo um importante papel na formação de usuários da técnica. A Escola funciona como uma oportunidade de formação de futuros cientistas que se dediquem ao estudo e suas atividades, além de ampliar suas áreas de atuação.