Ir para o conteúdo

Finep lança segunda chamada pública conjunta do consórcio ERA-MIN 2

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) acaba de lançar a segunda chamada pública conjunta do ERA-MIN 2, um consórcio que reúne mais de 20 organizações de financiamento à pesquisa, desenvolvimento e inovação em 17 países. O programa se concentra na área de matérias-primas minerais e suas fontes secundárias, com enfoque na economia circular. Seu objetivo é apoiar financeiramente, por meio de recursos não reembolsáveis, projetos transnacionais de pesquisa, desenvolvimento e inovação que sejam desenvolvidos em conjunto por empresas e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT), nos segmentos de matérias-primas metálicas, de construção e minerais industriais (exceto energéticas e agrícolas).
 
As propostas devem ser submetidas até o dia 31 de janeiro de 2019, às 12h (horário de Brasília), somente pelo Sistema de Submissão ERA-MIN. O foco dos temas está voltado para suprimento, produção, consumo, reutilização e reciclagem de matérias-primas de forma sustentável. Serão apoiados projetos nas seguintes linhas temáticas*, de acordo com o edital:
 
1. Suprimento de Matérias-Primas
2. Design
3. Processamento, Produção e Remanufatura
4. Reciclagem de Produtos no Fim de Vida Útil
5. Tópicos Transversais
*Cada linha compreende subitens temáticos. 
 
As propostas devem ser enviadas em inglês, utilizando o modelo disponibilizado pelo ERA-MIN. Conheça todos os detalhes e os documentos na página oficial.
 
A ECONOMIA CIRCULAR - é uma economia industrial orientada para uma maior produtividade dos recursos, reduzindo desperdícios e impactos ambientais ao longo de todo o ciclo de vida de um produto, incluindo sua reintrodução na cadeia produtiva, seja por reciclagem ou reuso.
 
O ERA-MIN 2 - é um consórcio de organizações públicas de financiamento à pesquisa, desenvolvimento e inovação que tem como objetivo principal coordenar os programas sobre matérias-primas para financiar projetos transnacionais em pesquisa e desenvolvimento.
 
Outras informações podem ser acessadas pelo portal Finep.

Veja também

4 Junho 2019

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC)...

Leia mais

4 Junho 2019

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências abre processo seletivo para matrícula em disciplinas isoladas. O período de inscrição...

Leia mais

24 Maio 2019

A submissão de propostas para as Bolsas de Produtividade Sênior (PQ-Sr) pode ser feita até 24 de julho e para...

Leia mais

24 Maio 2019

As inscrições para apresentação de trabalhos estão abertas até 7 de junho e podem ser realizadas pelo formulário . Os...

Leia mais