Ir para o conteúdo

Programa de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Regional (PDCTR) abre edital com oferta de bolsas pós-doc

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

O edital do Programa de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Regional (PDCTR) é dividido em três rodadas anuais, com oferta de quantitativo de bolsas específico a cada ano (20 em 2019, 16 em 2020 e 10 em 2021). Para a primeira rodada, as submissões terminarão em 14 de junho e as implementações das bolsas terão início em outubro de 2019.

Podem concorrer pesquisadores doutores nas vertentes interiorização (para aqueles que obtiveram título de doutor em qualquer IES do país ou do exterior) e regionalização (exclusivo para quem obteve titulação de doutor nas regiões Sul e Sudeste – exceto Espírito Santo e Distrito Federal). 

Será atribuída pontuação extra para os critérios interiorização e engenharias, considerados prioritários pelo governo do estado de Pernambuco, que deverá ser a localidade da pesquisa. Para ambos serão acrescidos 0,5 na nota final obtida na avaliação. Para engenharias, além da pontuação extra, será destinado um quantitativo de bolsas até 30% maior que sua participação na demanda global.

Cada candidato receberá, além da bolsa do CNPq, um Auxílio ao Projeto de Pesquisa (APQ) no valor de até R$ 36 mil e uma bolsa complementar paga pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) no valor de R$ 900. É possível, ainda, pleitear uma terceira bolsa de complementação paga por uma instituição parceira, caso o projeto de pesquisa tenha aderência a um dos temas de interesse. 

A avaliação é feita em três etapas: enquadramento, avaliação da Facepe e avaliação CNPq. Em caso de postulação a complementação de terceiros, outra etapa é acrescentada para a terceira bolsa – nesse caso, somente as aprovadas nas fases anteriores serão encaminhadas. 

As solicitações deverão ser feitas exclusivamente pelo sistema AgilFAP na modalidade de Auxílio a Projeto de Pesquisa (APQ), por meio da apresentação de projeto de pesquisa.

Para mais informações, acesse o edital
 

Veja também

4 Junho 2019

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC)...

Leia mais

4 Junho 2019

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências abre processo seletivo para matrícula em disciplinas isoladas. O período de inscrição...

Leia mais

24 Maio 2019

A submissão de propostas para as Bolsas de Produtividade Sênior (PQ-Sr) pode ser feita até 24 de julho e para...

Leia mais

24 Maio 2019

As inscrições para apresentação de trabalhos estão abertas até 7 de junho e podem ser realizadas pelo formulário . Os...

Leia mais